Atenção alunos de escolas públicas e particulares de Nova Friburgo e de todo o estado, do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, e que gostam de teatro. Os grupos que já têm peças montadas e também os que pretendem montar uma poderão se inscrever a partir de 3 de agosto na segunda edição do Festival Intercolegial de Teatro (FIT), que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de outubro, no teatro Irmã Sania Cosmelli, do Colégio Nossa Senhora das Dores, organizador do festival. Os vencedores receberão o Troféu Jorge Saad, em homenagem ao professor e diretor de teatro, falecido há cerca de dois meses.
As inscrições deverão ser feitas no próprio Colégio Nossa Senhora das Dores (Rua Augusto Spinelli 75, Centro), com pagamento da taxa única de R$ 100. Grupos de escolas públicas estarão isentos da cobrança. Junto com o preenchimento da ficha de inscrição deverão ser anexadas três sinopses da peça, três cópias legíveis do texto, quatro fotos 10 X 15 com cenas do espetáculo (caso já tenha sido apresentado anteriormente) ou de ensaios gerais, DVD com filmagem do espetáculo sem cortes, mapa de luz e autorizações dos pais ou responsáveis para apresentação dos atores menores de 18 anos.
Só poderão participar do II FIT grupos teatrais amadores. Os grupos que não forem montados em escolas deverão ter no elenco estudantes do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do médio, inclusive adultos. Serão selecionados por sorteio até 12 espetáculos de autores nacionais ou estrangeiros, inéditos ou já montados, que não poderão ultrapassar uma hora e 15 minutos de duração. O julgamento ficará a cargo de três membros ligados ao teatro e de reconhecida competência no setor. Serão premiados com troféus criados pelo artista plástico friburguense Felga de Moraes os três melhores espetáculos, melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor cenário, figurino, iluminação, maquiagem e sonoplastia.
As peças poderão ainda ser prestigiadas pelo público em geral, sem cobrança de ingressos, basta retirar os convites antecipadamente no Teatro Irmã Sania Cosmelli. A coordenadora do Colégio Nossa Senhora das Dores, Jean Beatriz Wermelinger, destaca ainda que o Teatro Sania Cosmelli tem capacidade para 200 pessoas e dispõe de tratamento acústico, ar-condicionado e camarim para os atores, com banheiro, chuveiro e equipamentos completos de som e iluminação. Os grupos teatrais de outras cidades farão a apresentação dos seus espetáculos no domingo, 25 de outubro, para evitar despesas com hospedagens.
Deixe o seu comentário