Vem aí a festa de São João Batista, padroeiro da cidade

sexta-feira, 17 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Henrique Amorim

Anarriê! Junho é o mês das tradicionais festas em louvor a Santo Antônio (já comemorado na última segunda-feira, 13; São João, daqui a uma semana, na próxima sexta-feira, 24, e São Pedro, no próximo dia 29). E toda boa festa junina tem que ter missa, procissão e muitas gostosuras com direito a dança de quadrilha e muito cachorro-quente, salsichão, quentão, pastel, caldo verde, canjica e uma infinidade de doces que só nas barraquinhas dos arraiás se encontra.

A festa de São João, é claro, terá todas essas delícias no dia dedicado ao santo padroeiro de Nova Friburgo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Na Catedral São João Batista haverá missas na sexta-feira, 24, às 8h e 19h (esta última solene e celebrada pelo bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso). Em seguida, às 20h30, acontecerá show do cantor católico Eugênio Jorge e o Ministério Mensagem Brasil.

A programação religiosa da festa do padroeiro, porém, já começou desde quarta-feira, 15, com a novena de São João Batista e palestras sobre temas diversos sempre às 19h, na catedral. Hoje, 17, por exemplo, a abordagem do monsenhor Alex de Paiva Ribeiro, vigário geral da Diocese de Nova Friburgo, será “É tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque lhe precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho”. Amanhã, 18, a palestra terá o tema “Eu o vi e dou testemunho de que Ele é o filho de Deus”, a cargo do padre Jorge Eduardo Coimbra, reitor do seminário Imaculada Conceição. No domingo, 19, a palestra será com o padre Marcus Vinícius Brito de Macedo, que abordará o tema “Eu vos batizei com água. Ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”.

Já na próxima segunda-feira, 20, para a palestra “Eu sou a voz que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor”, o convidado será o padre da paróquia de São Cristóvão, Edson Schirley Vianna. Na terça-feira, 21, o padre Gelcimar Petinati Celeste, vigário episcopal do vicariato sede da Diocese de Nova Friburgo, discutirá com os fiéis o tema: “Eu não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias”. Na próxima quarta-feira, 22, último dia da novena, a palestra terá a abordagem “Importa que ele cresça e que eu diminua” com o padre Flávio Vieira Jacques, da paróquia de São Roque, no bairro Olaria.

Na quinta-feira, 23, dia de Corpus Christi (festa da instituição da eucaristia) e feriado nacional, acontecerá a tradicional confecção dos tapetes de sal, tinta e purpurina com temas bíblicos para a procissão do Santíssimo Sacramento que acontecerá logo após a missa solene celebrada às 15h pelo bispo Dom Edney, num palanque montado em frente a igreja de São Bento Abade, no bairro Ypu. A procissão sobre os tapetes percorrerá cerca de um quilômetro entre a igreja de São Bento, Rua Moisés Amélio, Avenida Alberto Braune e Praça Dermeval Barbosa Moreira.

Conheça um pouco da

história de São João Batista

Nascido na aldeia de Aim Karim, próximo a Jerusalém, João era filho de pai sacerdote e mãe religiosa. Aos 19 anos, com a morte do pai, João assumiu o comando da família seguindo tradição da época. Depois da morte da irmã Isabel, ele doou todos os bens da família e passou a dedicar-se a vida religiosa tendo a influência do profeta Elias. Em suas pregações, sempre destacava a vinda do Messias para a salvação do povo e o citava como fonte de esperança e mais dignidade. Passou a ser referenciado como “batista” por promover batizados de fiéis. O de Jesus Cristo, no Rio Jordão, foi o seu auge e impressionou pela voz ouvida por João dando conta que aquele era o filho de Deus em meio ao sobrevoo de duas pombas simbolizando a mensagem do Espírito Santo.

Perseguido, João foi preso pelo exército do Rei Herodes no ano 26 d.C na fortaleza de Macaeros, acusado de liderar uma revolução. Lá permaneceu até morrer e sua cabeça foi entregue ao rei numa bandeja de prata e o corpo queimado. Considerado como o padrinho de Jesus, São João é um dos santos mais venerados pelos católicos sendo padroeiro de inúmeros municípios brasileiros, entre eles, Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade