Varginha: Creche Emília Adelaide reaberta após reformas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) O prefeito de Nova Friburgo, Sérgio Xavier, e o secretário de Educação Ricardo Lengruber participaram na tarde da última terça-feira, 16, da reabertura do Centro Municipal de Educação Infantil Emília Adelaide Ferreira, em Varginha. A unidade teve as aulas encerradas em fevereiro de 2011, após interdição da Defesa Civil. A creche, que já passava por problemas em suas instalações antes do laudo de interdição, também serviu como abrigo para vítimas da enxurrada de janeiro de 2011, ocasionando assim mais problemas às instalações da unidade, que antes de ser interditada atendia cerca de 50 crianças de Varginha, com faixa etária entre quatro meses e quatro anos. 
Conforme destacou o prefeito Sérgio Xavier durante a cerimônia, a obra na unidade já era aguardada há muito tempo. “Desde que assumimos o governo municipal, em 7 de novembro de 2011, unimos e mobilizamos todos os esforços para a reabertura dessa unidade. Também conseguimos a emenda parlamentar que prevê a ampliação da creche. É muita satisfação ver esse aparelho público reformado, e saber que as famílias das crianças podem novamente contar com um local seguro, digno e bonito para deixar seus filhos quando vão trabalhar. Isso representa mais tranquilidade para os moradores de Varginha”, comemorou o prefeito Sérgio Xavier.
Concomitantemente às aulas, que podem voltar ainda esse semestre à unidade, também está sendo feita a reforma na parte de trás, que não era utilizada mesmo antes da tragédia. Quando a parte de trás da creche estiver pronta, a escola contará com mais três salas de aula.
Segundo explicou a subsecretária administrativa da Secretaria municipal de Educação, Érika Guimarães, durante o evento, além da reforma que foi efetuada na parte principal da creche também está prevista a ampliação do prédio. “Nós fizemos uma reforma na creche, mas existe o projeto de uma emenda parlamentar que prevê a ampliação da unidade. Já estamos com a planta e o projeto prontos, e organizados para tal. Só falta ser finalizado o cadastro junto ao governo federal, e a liberação dos recursos para que seja realizada a licitação para as obras. A ampliação vai permitir o aumento do número de vagas, pois serão mais cinco salas de aula”, descreve a subsecretária.
O secretário municipal de Educação, Ricardo Lengruber, destacou que a creche foi muito danificada por ter servido de abrigo, e depois não foi realizada nenhuma ação para que a mesma voltasse a funcionar. “Assim, desde que assumimos, dedicamos toda atenção para a reforma com recursos, mão de obra e mobiliário próprios da Secretaria de Educação. Lembrando que esta é a sexta unidade escolar que entregamos reformada à população. Também temos a Creche Girassol, no Centro, que foi interditada para obras, que não terminarão esse ano, mas todos os alunos estão matriculados em outras unidades”, detalhou o secretário.
 
Pais e mães estão radiantes com a abertura da creche 
A diretora da Creche Emília Adelaide, Alba Valéria Martins, se dizia muito feliz com a reforma do aparelho e explicou a razão. “Os pais estão radiantes com a abertura da creche. Isso representa um verdadeiro ânimo para todos. Nós estávamos muito preocupados, pois sabemos que algumas mães precisaram deixar seus empregos para poderem ficar com as crianças em casa. Além disso, a creche não é apenas um local para acolher as crianças, mas sim uma unidade que conta com toda a infraestrutura necessária, com um planejamento pedagógico e equipe preparada e dedicada. Tudo isso é fundamental para o crescimento sadio dos pequenos”, enaltece a diretora, que disse ainda que nesse início, após a reabertura, a unidade vai contar com duas turmas, de aproximadamente 30 crianças, mas que após a reforma da parte de trás poderão estudar na unidade cerca de 100 crianças. “A ampliação será fundamental principalmente para a ampliação do berçário, que é a nossa maior demanda”, descreve Alba Valéria.
 
Varginha poderá contar com o CEINF 
Durante a reabertura da Creche de Varginha, também foi apresentado o estudo e o projeto para a implantação do Ceinf (Centro de Educação Integrada de Nova Friburgo), também em Varginha, como descreveu a subsecretária Érika Guimarães. “A intenção do atual governo municipal é que seja implantando o Ceinf, em que os alunos da unidade Juscelino Kubitscheck de Oliveira, o JK, possam ser remanejados para esta nova unidade, enquanto o JK passaria por reforma. Após isso, o JK somente atenderia alunos dos anos finais, e o Ceinf concentraria somente as classes dos anos fundamentais. Assim, o bairro iria contar com três unidades para fixas etárias distintas, como o JK (anos finais), Ceinf (fundamental) e Emília Adelaide (creche)”, comenta Érika.
 
Manutenção, Obras e Projetos da Secretaria de Educação
No último dia 9 de outubro, o secretário de Educação Ricardo Lengruber, apresentou o Balanço e o Planejamento das ações da Secretaria municipal de Educação, realizadas desde janeiro de 2012, quando o secretário assumiu a pasta. Entre as ações estão obras, manutenção e projetos em que a secretaria está atuando. São eles:
Obras Novas
Inauguração das obras de prédios novos ou ampliados:
 Jardim de Infância Maria Duque Estrada Laginestra (Jimdel)
 E. M. Acyr Spitz
 E. M. Tiradentes
 E. M. Florândia da Serra
Reaberturas
(unidades fechadas desde Jan/2011):
E. M. Helena Coutinho (Nosso Sonho/Olaria)
Centro de Atendimento Emílio Melhorance—Caem (Olaria)
CMEI João Batista Faria (Vilage)
CMEI Adriano Affonso (Cons. Paulino/São Jorge)
CMEI Santa Therezinha (Cons. Paulino/São Jorge)
CMEI Emília Adelaide Ferreira (Varginha)
Reformas
Reforma da E. M. Nossa Senhora de Fátima (Benfica/Lumiar)
Entrega de muros: CMEI Solares, E. M. João Vicente Valadares, E. M. Helena Coutinho, CAEM
Ampliação: CMEI Emília Adelaide Ferreira
Organização de lote para reforma de aproximadamente 50 unidades (carentes de médios reparos)
Organização de lote para instalação de Fossa, Filtro e Sumidouro (em adesão ao Programa Água na Escola ou por meio de licitação)
Obras em parceria com o governo do estado
Acompanhamento dos processos de obras de reconstrução das unidades. Obras a serem realizadas sob administração do governo do estado com recursos das MP 530 e 531.
CMEI Maria Ignês de Andrade Bachini (Córrego Dantas)
E. M. Adezir Almeida Garcia (Córrego Dantas)
E. M. José Alves de Macedo (Fazenda Rio Grande)
CMEI Izabel Jovelina Monteiro (Ruy Sanglard)
Obras novas em execução:
Adaptação do prédio da creche no Jardinlândia
Creche no bairro Nova Suíça
Creche no bairro Vila Nova
Creche no bairro Santa Bernadete
Ceinf Vila Nova
Ceinf São Jorge

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade