Vara do Trabalho festeja 50 anos em Nova Friburgo

sexta-feira, 14 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Uma cerimônia rápida e singela, conduzida pelo juiz Antônio Baptista, marcou os 50 anos da 1ª Vara do Trabalho de Nova Friburgo nesta terça-feira, 11. O evento contou com a presença de dona Odete Lapa Ferreira, viúva do primeiro juiz da então Junta de Conciliação e Julgamento, Augusto Cláudio Ferreira. Os demais juízes titulares que passaram pela Vara não compareceram nem enviaram representantes.

O desembargador do Trabalho e membro do Órgão Especial do TRT da 1ª Região, doutor César Marques, não só esteve presente como fez uma brilhante apresentação da história da criação da Justiça do Trabalho e, especificamente, da Junta de Conciliação, desde os idos de 1959. Apaixonado por Friburgo, César Marques guarda profundos vínculos com a cidade, desde que aqui atuou como juiz substituto há cerca de 15 anos. Ele destacou especialmente a personalidade de Augusto Cláudio Ferreira, figura muito atuante na cidade, pelo papel fundamental que desempenhou na implantação e na projeção da Justiça do Trabalho na região.

Um grande número de advogados prestigiou a cerimônia, entre eles, o atual presidente da 9ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos André Pedrazzi, representando o presidente da OAB, Wadih Damous. Lembrando que a Vara do Trabalho faz aniversário no mesmo dia em que se comemora o Dia do Advogado, destacou que este profissional tem como missão estatutária “pugnar pela boa e rápida aplicação da lei”. “A Justiça do Trabalho é onde se caracteriza de uma forma mais latente o cunho social do Poder Judiciário”, afirmou. Pedrazzi ressaltou que muitas vezes os advogados são mal interpretados, retaliados e até perseguidos quando tomam posições em defesa de seus clientes. O momento não era, de forma alguma, o mais adequado, até por se tratar de uma festividade, uma comemoração, mas não perdeu a oportunidade de alfinetar “a morosidade da prestação jurisdicional” da Vara do Trabalho de Nova Friburgo.

Pedrazzi agradeceu ao doutor César Marques pela especial atenção que vem dando a Nova Friburgo e região, destacando seu papel no sentido de obstruir a transferência da Vara de Cordeiro para Itaboraí e, consequentemente, a mudança da sede da Vara de Friburgo para o atual prédio na Avenida Alberto Braune.

Um representante do vereador Isaque Demani entregou diplomas com votos de congratulações do Legislativo ao doutor Derly Mauro Cavalcante da Silva, atual juiz em exercício, e ao juiz Antônio Baptista Filho, representando aqueles que passaram nesses 50 anos.

Por fim, o juiz substituto em exercício da titularidade, doutor Derly Mauro Cavalcante da Silva, falou de sua vontade em permanecer no cargo. O nome do novo titular será anunciado hoje, dia 13, pelo Pleno do Tribunal Regional do Trabalho.

Outra novidade confirmada durante a cerimônia foi a instalação da 2ª Vara do Trabalho de Nova Friburgo, que ajudará a desafogar o intenso movimento de processos em tramitação no órgão. Vale lembrar que a Vara recebe anualmente cerca de duas mil novas ações e ali tramitam nada menos que oito mil e quinhentos processos.

Juízes titulares da Vara do Trabalho de Nova Friburgo

• Augusto Cláudio Ferreira - De 11 de agosto de 1959 a 16 de julho de 1979

• Sávio Verbicário Dantas dos Santos - De 16 de julho de 1979 a 31 de outubro de 1989

• Walter Pinto Lima - De 31 de outubro de 1989 a 31 de maio de 1995

• Maria das Graças Semprini de Abreu - De 31 de maio de 1995 a 27 de agosto de 2002

• Jorge Orlando Sereno Ramos - De 27 de agosto de 2002 a 5 de dezembro de 2005

• Antônio Baptista Filho - De 5 de dezembro de 2005 a 10 de março de 2008

• Ricardo Georges Afonso Miguel - De 10 de março de 2008 a 17 de junho de 2009

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade