Vanderléia Lima: “Lugar de mulher também é na política”, diz a única vereadora de Nova Friburgo

segunda-feira, 10 de março de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Flávia Namen

Única representante do sexo feminino no Legislativo municipal, a vereadora Vanderléia Pereira Lima é um exemplo de mulher determinada e de bem com a vida. Natural de Duas Barras, ela veio ainda jovem para Nova Friburgo, onde trabalhou em várias empresas e trilhou o caminho da política. Casada com Marcos Antônio Lima e mãe de Jéssika, João Marcos e João Victor, Vanderléia esbanja alegria e muita disposição para desempenhar o seu mandato. Prova disso é que neste sábado, 8, receberá homenagem em São José do Rio Preto (SP), na sede nacional de seu partido (PRP), por sua atuação na região. Nesta entrevista concedida para A VOZ DA SERRA, ela fala sobre seus projetos e sua rotina na Câmara Municipal, além de deixar uma mensagem especial a todas as mulheres pelo seu dia.

 

AVS: Por ser a única vereadora da Câmara, você tem dado prioridade às mulheres em sua legislatura?

Vanderléia: Procuro não levar o meu trabalho para esse lado e acho que tenho que legislar para a população como um todo. A participação na vida pública é uma alegria muito grande para mim e uma missão em minha vida. Claro que. por ser mulher, acabo sendo sensível a algumas causas femininas e criando alguns projetos de lei nesse sentido. Mas isso não é uma exclusividade minha e temos vários vereadores também sensíveis às causas das mulheres.


Quais os projetos que elaborou em benefício das mulheres friburguenses?

Um deles é o da abertura das creches e escolas municipais durante o período de férias escolares, com recreação infantil para as crianças. Isso facilitaria a vida das mulheres trabalhadoras que não têm onde deixar seus filhos nos meses de dezembro e janeiro e não podem tirar férias nesta época. Também seria uma forma de oferecer uma renda extra aos trabalhadores da educação. Esse projeto está aguardando uma segunda votação e espero que seja aprovado. O outro projeto é o da inclusão de um telefone para reclamações acerca das vans que fazem transporte escolar. Até caminhões de carga e descarga têm um número para reclamações. Nossas crianças são o nosso bem mais valioso e merecem esse cuidado. Esse projeto já foi aprovado e só depende agora de sanção. 


Teve algum privilégio dos demais vereadores por ser a única mulher no cargo?

Nenhum. Sou tratada com respeito, carinho e de igual para igual. No início da Legislatura, quando há o sorteio dos gabinetes, até brinquei que podia ter a regalia de escolher o meu por ser a única mulher. Mas o meu pedido não foi aceito, com a seguinte justificativa: "Seu salário é igual ao meu”. Fiquei chocada num primeiro momento, mas depois vi que foi algo correto, que me fortaleceu e me ajudou a amadurecer.


Costuma ser muito procurada pelo eleitorado feminino em seu gabinete?

Sempre sou muito procurada por mulheres de todas as idades. São mães em busca de escolas, creches e transporte escolar para os filhos, mulheres com problemas de saúde e até mesmo sentimentais. Outro dia, uma veio se queixar comigo que não estava arranjando namorado. Independente do caso, procuro atender a todas com carinho e atenção.


A participação feminina ainda é tímida na política nacional. A que atribui isso?

Apesar de termos a presidente Dilma no comando do país, ainda temos poucas mulheres nos cargos políticos. Acho que isso se deve a uma questão cultural do Brasil, mas que vem mudando. Afinal, lugar de mulher também é na política. Por isso, gostaria de registrar o meu apelo para que as mulheres saiam da zona de conforto e se filiem aos partidos. 


Neste Dia Internacional da Mulher, qual a sua mensagem para as mulheres friburguenses?

Que não desistam nunca de seus sonhos e sejam sempre persistentes. Eu mesma só fui eleita na terceira vez que concorri. Vim da roça, de uma cidade pequena e as coisas foram acontecendo em minha vida graças a minha persistência. Me sinto vitoriosa. Também acho que as mulheres devem aproveitar as oportunidades que a vida oferece e que busquem sempre inovar. Não adianta reclamar que as coisas não mudam se não começamos a mudança por nós mesmas. 


Preparou alguma solenidade para marcar a data este ano?

Este ano, devido ao carnaval e a minha viagem a São Paulo, não tivemos tempo para preparar nenhuma comemoração nesta semana do Dia da Mulher. Estamos programando uma cerimônia especial para o dia 29 na Câmara, onde vamos lembrar dessa importante data. Aproveito para convidar todas as mulheres a participar da comemoração.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade