Vamos Florir começa a mudar a cara de praças da cidade

Projeto da prefeitura em parceria com empresários através da Acianf teve início em maio e vai se estender de Mury a Conselheiro
quinta-feira, 14 de junho de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Os novos canteiros da Dermeval Barbosa (Fotos: Henrique Pinheiro)
Os novos canteiros da Dermeval Barbosa (Fotos: Henrique Pinheiro)

Há algo de diferente -- e belo -- nas principais praças de Nova Friburgo. Elas estão mais coloridas e harmoniosas, com flores e plantas ornamentais enfeitando seus canteiros e jardins. Isso se deve ao projeto Vamos Florir, uma iniciativa da prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, e da Associação Comercial, Agrícola e Industrial da cidade (Acianf). O projeto teve início em maio e vai contemplar também os distritos de Mury e Conselheiro Paulino.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Amarílio Salarini, a ideia é dar cara nova às praças, resgatar a auto-estima dos friburguenses e encantar os turistas. “Esse projeto da revitalização das praças é um desejo do prefeito Renato Bravo, que quer trazer de volta as flores para Nova Friburgo. A ideia é deixar as praças bastante floridas”, disse Amarílio.

O Vamos Florir é desenvolvido em parceria com a iniciativa privada. São empresários locais que arcam com os custos do embelezamento. “Estamos firmando parceria com a Associação Comercial, e a ideia é florir todo o eixo Mury-Conselheiro Paulino, passando pelas praças do Centro da cidade. Na Praça Demerval Barbosa Moreira tivemos o apoio do dono de um supermercado local que está custeando todo o projeto e a praça será toda revitalizada”, informou o secretário. Flores também estão sendo plantadas em vários jardins da Praça Getúlio Vargas.

A revitalização dos jardins da Praça do Suspiro e do entorno do Monumento 12 de Janeiro, em memória às vítimas da tragédia de 2011, tem o apoio de empresários do entorno, como revelou o novo presidente da Acianf, Júlio Cordeiro, na cerimônia de posse, na noite desta quarta-feira, 13. “Todo o trabalho terá custo zero para a prefeitura, por conta dessa parceria com a iniciativa privada. A prefeitura vai entrar com a mão de obra e algumas plantas do nosso horto municipal”, completou o secretário.

Embora Nova Friburgo seja o maior produtor de flores de corte do estado, as utilizadas no projeto são compradas fora da cidade. “As flores utilizadas para revitalização dos jardins são plantas. É importante esclarecer que flores de corte não servem para enfeitar jardins de praças”, explicou Amarílio.

Finalizada a revitalização no eixo Mury-Conselheiro, outros bairros serão contemplados. “Acredito que até o fim de junho, a revitalização das praças do Centro estejam finalizadas, mas ainda não tenho uma estimativa do prazo para encerrarmos o projeto até o distrito de Conselheiro Paulino. A nossa intenção é estender o projeto, e quea locais como Olaria, Via Expressa, Cônego e Cascatinha também sejam beneficiados. É importante que a população colabore, não destruindo as flores em nossos jardins”, completou o secretário (foto).

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Obras
Publicidade