Henrique Amorim
Os vales-transporte utilizados pela maioria dos usuários das linhas urbanas de ônibus em Nova Friburgo deixarão de ser emitidos em cartelas de papel a partir de amanhã, 1º de outubro, e substituídos gradualmente pelo cartão eletrônico Fricard, cuja operação será semelhante ao cartão Riocard, utilizado em diversos municípios fluminenses, inclusive na capital. Ao girar a roleta, basta aproximar o cartão da leitora, um equipamento amarelo instalado junto ao cobrador, que já está sendo testado nos ônibus da concessionária de transporte coletivo há mais de quatro meses.
No ato de liberação automática da roleta, o saldo de créditos (passagens) de cada Fricard poderá ser consultado pelo usuário. Quem ainda tiver vales-transporte em papel poderá utilizá-los normalmente nos ônibus, por prazo indeterminado. A liberação das roletas pelos cobradores para quem pagar as passagens com vales de papel ou dinheiro será feita manualmente, como já vem acontecendo, através de dispositivos controlados pelos cobradores da empresa de ônibus.
O Fricard terá ainda outras vantagens. Uma delas é a possibilidade de integração (troca de linha sem a necessidade do pagamento de nova passagem) em qualquer ponto de parada do município, sem a obrigatoriedade de transbordo somente na Rodoviária Urbana César Guinle, na Praça Getúlio Vargas, como acontece há mais de 12 anos. Com o Fricard, o passageiro que embarcar num coletivo em Campo do Coelho, por exemplo, com destino ao distrito de Conselheiro Paulino, poderá desembarcar no bairro Duas Pedras e seguir viagem em outro ônibus sem a necessidade de ter que se deslocar até o centro da cidade, o que agilizará a viagem.
Bastará, então, ingressar no segundo coletivo pela porta traseira e rodar a roleta novamente, aproximando o Fricard da leitora. Neste caso, não será debitado outro crédito (mais uma passagem), garantindo-se o benefício da integração. O usuário não precisará ficar preocupado com os congestionamentos de tráfego nos horários de pico nas principais vias do eixo rodoviário município. A integração eletrônica será garantida após a leitura do Fricard no ato de embarque no ônibus, pelo tempo de duração do percurso da linha utilizada mais uma hora.
Com isso, o passageiro que sair do distrito de Amparo, por exemplo, e for seguir viagem para o bairro Olaria, terá tempo disponível para resolver algum compromisso rápido no Centro, como pagar contas ou fazer compras, podendo beneficiar-se ainda com a integração. O usuário que for ao Centro ou a qualquer outro bairro e retornar para casa antes de uma hora na mesma linha, ou em outra linha diferente, não terá direito à integração. Neste caso, ao aproximar o Fricard da leitora será debitada outra passagem. Quem optar por fazer a integração na rodoviária embarcará no segundo coletivo pela porta dianteira, como já acontece.
Com o Fricard, embarque pela
porta dianteira só será permitido a
estudantes de escolas públicas e idosos
Com o vale-transporte eletrônico, um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, os funcionários de empresas que comumente recebiam cartelas de vales-transporte de papel, passarão a receber a partir de amanhã os cartões Fricard Vale-Transporte, de uso pessoal, e creditados com a quantidade de passagens suficiente para ida e volta diária do trabalho. Os cartões deverão ser recarregados pelas empresas sempre que os saldos forem zerados. A concessionária de transporte coletivo também disponibilizará para venda em sua sede e agentes credenciados os cartões Fricard Expresso, que poderão ser adquiridos e carregados com a quantidade de passagens que o usuário optar.
A partir do ano que vem, os estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino também terão as carteirinhas que lhe garantem a gratuidade de passagens diárias na ida e volta das escolas, substituídas pelo Fricard Estudante. Os idosos com mais de 65 anos também terão que se cadastrar na empresa de ônibus local para obter o Fricard Idoso, somente a partir de 2011. Com o uso dos cartões, o embarque dos idosos e dos estudantes de escolas públicas passará a ser feito pela porta traseira dos coletivos, com obrigatoriedade de aproximação dos cartões nas leitoras.
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