A mãe da empregada doméstica Josiene Batista está com dificuldades para sair de casa desde sexta-feira, 11, por causa da lama que ocupa a rua em frente à casa onde ela mora no Loteamento Vale do Paraíso. A única via de acesso à localidade, no alto da Chácara do Paraíso, fica ao lado da recém-inaugurada usina de asfalto, mas a rua nunca foi pavimentada pela Prefeitura de Nova Friburgo.
“Além de nós estarmos com dificuldades para acessar o local, nem carros e ônibus passam por lá. Isso é vergonhoso. Eu espero que dêem prioridade para o bairro porque o local fica bem ao lado da usina de asfalto”, reclama Josiene, que está de mudança do Vale do Paraíso. A Faol confirmou que a passagem dos coletivos da linha 302/1, Centro-Nova Suíça via Vale do Paraíso, está suspensa no local devido ao perigo de o veículo patinar ou atolar no trecho coberto por lama.
A frente fria que chegou à região na semana passada trouxe chuva fraca mas constante nos últimos dias e causou transtornos também para moradores de outros bairros de Nova Friburgo. O lamaçal ocupou uma rua e dificulta a passagem de pedestres, carros e ônibus em Rio Grande de Cima, próximo a São Geraldo. Um coletivo da Faol que circulava pela localidade atolou pelo menos duas vezes e, por isso, o tráfego da linha 507, Centro-Rio Grande de Cima, foi temporariamente suspenso desde o úiltimo sábado, 12.
A lama também está dificultando a vida de pedestres e motoristas que precisam passar por uma pequena ponte inaugurada recentemente no bairro Lagoinha. A demora da construção de duas pontes em trechos da Rua Amorim—orçada em R$ 153.790,22 e iniciada em março—é motivo de reclamação de moradores. “O bairro está todo enlameado por causa dessa obra que não acaba”, disse René Verly.
Em nota, a Secretaria Municipal de Obras informou que na segunda-feira, 14, operários constataram que não há mais lama no Lagoinha. “Em relação ao Vale do Paraíso e Alto da Chácara do Paraíso, a secretaria enviará uma equipe com trator para retirar a lama, mas adverte que antes de chegar a esta localidade, o asfaltamento será levado aos bairros Nova Suíça e Olaria, obedecendo a um programa de asfaltamento”, diz a nota.
Apesar dos problemas com a lama, a Defesa Civil informou que não registrou nenhuma ocorrência no último fim de semana chuvoso no município. “Ficamos em alerta, mas felizmente os últimos dias transcorreram dentro da normalidade. A quantidade de chuvas não causou graves problemas”, disse o subsecretário Robson Teixeira.
Temperatura sobe
A população do Estado do Rio de Janeiro deve se preparar para uma reviravolta no clima nos próximos dias. Segundo os meteorologistas do Climatempo, o ar polar está se afastando do país e a tendência para os próximos dias é de que os ventos quentes voltem a predominar no Sudeste brasileiro.
Além disso, não há previsão de nova injeção forte de ar polar sobre o estado, pelo menos por mais dez dias. Assim, a temperatura deve subir nos próximos dias. A nebulosidade já começou a diminuir desde a tarde de terça, 15, e o sol reapareceu ontem, 16. O aquecimento do ar será rápido. A semana que começou gelada vai terminar bastante quente, segundo o site especializado em meteorologia.
Deixe o seu comentário