Vai um cafezinho aí?

Bebida mais popular do país, café traz uma série de benefícios à saúde
sexta-feira, 26 de abril de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Vai um cafezinho aí?
Vai um cafezinho aí?

Em meio à grande variedade de bebidas disponíveis atualmente no mercado - refrigerantes, sucos de frutas ou à base de soja e achocolatados – o popular cafezinho continua tendo lugar de destaque no dia a dia dos brasileiros. Pesquisa recente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) comprovou que o consumo diário médio da bebida no Brasil atingiu a marca recorde de quatro xícaras por dia, acima de países como Itália, França e Estados Unidos, tradicionais consumidores. 
O estudo aponta que o aumento do consumo de café é generalizado, ocorrendo também nas classes C e D. Presente em 95% dos lares brasileiros, o café é oferecido em todos os lugares – desde lojas convencionais até concessionárias e clínicas. A grande quantidade de cafeterias espalhadas pelo país também vem estimulando uma maior procura pelo produto, bom para ser apreciado sozinho ou na companhia de amigos. Entre os campeões de venda estão o café expresso e o tradicional cafezinho coado, mas há uma série de variações da bebida que agradam em cheio aos olhos e ao paladar. Não é à toa que o setor tem uma evolução de 3,5% ao ano, taxa superior à do Produto Interno Bruto (PIB).
O avanço do consumo é positivo não só para a economia do país, como para a saúde dos brasileiros. Isto porque, o café possui ácidos clorogênicos, que formam substâncias que atuam no humor, alterando as endorfinas do cérebro, o que aumenta a sensação de bem-estar e ajuda a combater a apatia e a depressão. Os polifenóis, outros compostos químicos do café, são capazes de evitar o envelhecimento e doenças como câncer e infarto do coração. 
A bebida também recarrega as energias e aumenta a memória imediata (aquela que se usa para acontecimentos recentes), a atenção e a concentração. A única recomendação dos especialistas é não exagerar na ingestão da bebida, cujo consumo regular fica em torno de três a quatro xícaras diárias. A recomendação é que cada pessoa busque a dose diária que a satisfaça, evitando os excessos. É fundamental lembrar que o café é uma bebida diurna, que ajuda nas atividades do cotidiano, e deve ter o consumo reduzido no período da noite para não prejudicar o sono. 


Fabricante de canecas reúne desenhos de artistas brasileiros para tornar divertida a hora do café

Peças viram objetos de desejo por colecionadores

Além de ter sempre uma caneca por perto para aproveitar melhor a hora do café ou do chazinho, seja na mesa de trabalho, no armário da cozinha ou no escritório de casa, a peça também pode ser charme a decoração. A caneca é um dos itens de necessidade para quem passa a maior parte do dia no trabalho. Pensando nisso, a Ilustríssima elaborou formas para tornar a hora do cafezinho mais divertida.
A marca nasceu pela observação da rotina de profissionais de designers, publicitários e programadores. No entanto, o interesse era poder proporcionar no ambiente de trabalho a identidade de quem busca expressar em desenhos seus pensamentos. “Existem vários profissionais que buscam um pequeno espaço para colocar obras de arte em exposição, então, por que não fazer isso em canecas?”, disse um dos fundadores do projeto, Flávio del Lima.
A ideia é aproximar artistas de seus consumidores através das canecas. “São mais que objetos, são uma obra de arte. As canecas são colecionáveis e lançamos coleções em média de quatro a seis vezes ao ano”, disse.
A empresa quer reunir desenhistas e estabelecer como princípio o respeito aos ilustradores, valorizando seu trabalho e reconhecendo sua enorme importância no projeto. Existe um processo de curadoria que o ilustrador cede os direitos de comercialização do seu trabalho, mantendo para si os direitos autorais. “Além dos direitos autorais propomos o ganho de uma porcentagem de 15% sobre a margem de lucro do produto”, afirma Flávio.
A Ilustríssima conta com a participação de vários talentos espalhados por todo o Brasil. São mais de 20 ilustradores de design de diversas capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Natal, Goiás, Brasília, Santa Catarina e Curitiba, entre outros. O convidado possui total liberdade de poder criar qualquer tema de sua produção autoral. As canecas estão fazendo sucesso tanto nas participações dos desenhistas quanto nos clientes que trabalham diretamente na venda de cafés, galerias e lojas de objetos de design. “Quem interessar em ter seus desenhos estampados nas canecas basta enviar para nossa empresa seus trabalhos. Nossa missão é inspirar grandes feitos e momentos”, explica Flávio del Lima. Os contatos podem ser feitos pelo site www.ilustrissima.com .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade