Iniciada no último dia 4, a campanha de vacinação contra o vírus da gripe — que tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções provocadas pelo vírus da influenza — termina nesta sexta-feira, 22. Segundo dados da Secretaria municipal de Saúde, conforme balanço parcial, entretanto, a procura pela imunização está bem abaixo da meta. Até o momento, foram vacinadas aproximadamente 19 mil pessoas, isto é, apenas 45% do previsto. O objetivo da ação é que 80% do público-alvo total, de cerca de 42 mil pessoas, sejam vacinadas em Nova Friburgo.
De acordo com a coordenadora de imunização no município, Ana Paula Lessa, a baixa procura não surpreende. “As pessoas sempre deixam para a última hora. Mas o ideal é que se tome a vacina o quanto antes, principalmente indivíduos do grupo de alto risco, pois o corpo leva cerca de 15 dias para produzir anticorpos”, explicou ela, acrescentando que “o frio chegou e o vírus já está circulando”.
Fazem parte do grupo prioritário: idosos a partir de 60 anos; crianças de seis meses até cinco anos de idade; trabalhadores da área de saúde; mulheres com até 45 dias após o parto e gestantes. Além disso, serão vacinadas também pessoas portadoras de doenças crônicas — conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas — em que é necessária a prescrição médica contendo diagnóstico de indicação, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou até mesmo pelo contato das mãos.
A vacina pode ser tomada na Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune, no Centro (Tel: 2522-8316); no Posto Tunney Kassuga, em Olaria (Tel: 2543-6282); na Policlínica Norte Dr. Waldir Costa, em Conselheiro Paulino (Tel: 2527-1420); na Unidade Básica de Saúde Dr. Ariosto Bento de Melo, no Cordoeira (Tel: 2522-2448) e na UBS Dr. Copertino Nogueira, situada em São Geraldo (Tel: 2519-6091), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com exceção dos postos em Cordoeira e São Geraldo, os quais funcionam em horários e dias específicos.
Os interessados na vacinação devem comparecer a um dos postos indicados portando a caderneta de vacinação. Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Imunização - Policlínica Centro Dr. Sylvio Henrique Braune – Centro – Tel: 2522-8316.
Deixe o seu comentário