No próximo dia 1º de novembro, Nova Friburgo, assim como a maior parte dos municípios brasileiros vai iniciar a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Desta vez, serão imunizados os animais com até 24 meses. Apenas o Acre, Espírito Santo, Paraná e parte de Roraima (reservas indígenas Raposa Serra do Sol e São Marcos) vacinarão todo o rebanho (jovens e adultos).
De acordo com a prefeitura, em Nova Friburgo há produções de bovinos por todo o município sendo encontrado maiores agrupamentos nas regiões dos distritos de Riograndina, Campo do Coelho, Amparo e Lumiar. A Secretaria de Agricultura orienta que todos os produtores cumpram a vacinação por se ratar de uma questão de segurança alimentar nacional. O Brasil é grande exportador de produtos de origem animal, sendo dessa de suma importância para a balança comercial brasileira às exportações.
As lojas agrícolas do município cadastradas, realizam a venda desta vacina, que precisa estar em uma temperatura adequada, para não perder a validade. A própria loja faz um cadastro no CPF do produtor e fornece uma ficha para que após a vacinação, ele vá ao núcleo de defesa e efetue a entrega do comprovante de vacinação. A não vacinação acarreta multa para o produtor.
O médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Friburgo, Luiz Fernando Bonin Freitas, está à disposição, durante todo o mês de novembro, para orientar, inclusive nas comunidades e nas associações, e atender o público friburguense.
Cuidados com a vacinação
-
Compre as vacinas somente em lojas registradas
-
Verifique se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2 e 8 graus
-
Para transportá-las, use uma caixa térmica, coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre
-
Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação
-
Escolha a hora mais fresca do dia e reúna o gado. Mas lembre-se: só vacine bovinos e búfalos.
-
Durante a vacinação, mantenha a seringa e as vacinas na caixa térmica e use agulhas novas, adequadas e limpas. A higiene e a limpeza são fundamentais para uma boa vacinação.
-
Agite o frasco antes de usar e aplique a dosagem certa em todos os animais: 5 ml. O lugar correto de aplicação é a tábua do pescoço, podendo ser no músculo ou embaixo da pele. Aplique com calma. Para evitar a formação de caroço no local da vacina.
-
Siga as recomendações de limpeza, utilize a agulha certa, desinfetada e trocada com frequência.
-
Não se esqueça de preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do seu estado junto com a nota fiscal de compra das vacinas.
Deixe o seu comentário