Vacinação contra a pólio adiada devido à gripe suína

quinta-feira, 20 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Prevista para o próximo sábado, a campanha de multivacinação foi transferida para 19 de setembro, a fim de evitar uma sobrecarga ainda maior nos postos de saúde, que recebem pacientes com suspeita de gripe suína.

Inicialmente prevista para ocorrer no próximo sábado, 22, a segunda dose da vacina antipólio foi adiada para o dia 19 de setembro. Estima-se que 12 mil crianças menores de 5 anos deverão receber as gotinhas nos 58 postos de vacinação do município. Esta é a segunda etapa da campanha de multivacinação infantil e, apesar do adiamento, não comprometerá a saúde das crianças e nem o efeito protetor da vacina aplicada na primeira etapa da campanha.

A decisão do Ministério de Saúde de adiar a vacinação objetiva evitar uma sobrecarga ainda maior nos serviços de atenção básica, porta de entrada para os pacientes com suspeita de gripe, contribuindo para que a vacinação ocorra em um cenário mais tranquilo. A orientação atende também a pedidos de secretarias estaduais e municipais de saúde mais afetadas pelo aumento do atendimento a paciente com sintomas de gripe, dando aos trabalhadores da área de saúde, maiores condições de dar prioridade ao trabalho de imunização.

Além das gotinhas contra a poliomielite, também serão disponibilizados em alguns postos, vacinas contra hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, HIB (tetravalente), sarampo, caxumba e rubéola, para aqueles que precisarem atualizar a caderneta de vacinações.

Durante a primeira etapa da vacinação, realizada em 20 de junho, 98% das crianças menores de cinco anos foram vacinadas, superando a meta do Ministério da Saúde, que é de 95%. O objetivo da campanha é a manutenção da erradicação da poliomielite. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o último caso de paralisia infantil registrado no Rio de Janeiro ocorreu em 1987, em Santa Cruz, e no Brasil, em 1989, na Paraíba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade