Vacina contra gripe é liberada para toda a população em Friburgo

Enquanto houver estoque, qualquer pessoa, de qualquer idade, agora pode ser imunizada, desde que não haja contra-indicação médica
segunda-feira, 25 de junho de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Vacina contra gripe é liberada para toda a população em Friburgo

Os postos de saúde de Nova Friburgo abriram a vacinação contra a Gripe Influenza para toda a população. Enquanto houver estoque, qualquer pessoa poderá ser imunizada, desde que não tenha contra-indicação médica. A medida foi adotada pela Secretaria de Saúde na última sexta-feira, 22, com o fim da Campanha Nacional de Vacinação e supera a orientação do Ministério da Saúde, que divulgou nesta segunda-feira, 25, a permissão para vacinação de crianças de 5 a 9 anos e adultos entre 50 e 59 anos para todos os postos que ainda possuem estoque.

No município, a rotina de vacinação segue nos postos Sylvio Henrique Braune (Suspiro), Waldir Costa (Conselheiro Paulino) e Tunney Kassuga (Olaria) de segunda à sexta-feira, das 8h as 16h; na Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira (São Geraldo) nas terças e quintas-feiras, das 8h às 16h; e na Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Mello (Cordoeira) de terças a sexta-feira, das 8h as 16h.

Prorrogada duas vezes, devido à baixa procura pelo público-alvo (idosos, crianças até 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, doentes crônicos com autorização médica e profissionais de saúde), a campanha nacional de vacinação terminou oficialmente nesta sexta-feira, 22.

Em Nova Friburgo, como em todo o país, a adesão este ano também deixou a desejar. A meta das autoridades de saúde do município era imunizar 43 mil pessoas, mas, até o último dia 15, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 38 mil doses aplicadas, o que representa 88,37% do público-alvo. Esses números ainda serão atualizados.

Segundo levantamento feito pela Coordenadoria de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, as crianças são justamente o público-alvo com menor adesão: apenas 56% estão imunizadas. O grupo de gestantes atingiu 63%, enquanto 84% dos idosos receberam a dose da vacina até agora em Nova Friburgo. Estes são os três principais grupos que ainda precisam comparecer aos postos de saúde até a próxima sexta-feira. Por outro lado, doentes crônicos e as mulheres com 45 dias após o parto alcançaram a meta.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | vacina
Publicidade