1001 afirma que seus ônibus se
enquadram nas determinações do DER
Durante o carnaval muitos friburguenses optaram por procurar a praia, principalmente Rio das Ostras. E não foram poucos os que se depararam com grandes ônibus da Auto Viação 1001 circulando pela estreita e sinuosa pista da RJ-142, a conhecida Estrada Serramar, que liga Nova Friburgo-Lumiar-Casimiro de Abreu. As reclamações chegaram à redação de A VOZ DA SERRA em grande número.
O assunto vem sendo abordado há um tempo na seção Leitores On-Line deste jornal. Alguns chegam a se referir a uma verdadeira farra desses ônibus naquela rodovia, que deveria ser tratada como estrada-parque, ou pelo menos, que se fosse respeitado o peso máximo de 16 toneladas por veículo. Mas, como não há fiscalização, as infrações se repetem no dia a dia, notadamente com relação aos ônibus.
Diretores da Associação de Moradores de Lumiar e Adjacências (Amola) também já utilizaram o espaço da coluna Leitores On-Line para se manifestar a respeito e até enviaram uma foto, publicada em uma de nossas edições do ano passado. Na ocasião, foi contestada a resposta da assessoria de imprensa da 1001, sob a alegação de que a empresa “opera na RJ 142—estrada Serramar—com micro-ônibus que pesam 13 toneladas, portanto dentro da limitação permitida para a estrada, que é de no máximo 16 toneladas”.
Os diretores da Amola citam que é inegável a importância do sistema de transporte coletivo que liga Nova Friburgo à Região dos Lagos. Entretanto, a infraestrutura urbana e viária de alguns trechos do percurso não comporta tais veículos de peso (e tamanho) superior ao permitido, obrigando muitas vezes os próprios motoristas a executar manobras trabalhosas e arriscadas em vias urbanas não apropriadas para esse objetivo. E solicitavam que a Auto Viação 1001 tomasse as medidas cabíveis.
O problema teima em continuar. Em janeiro passado, o diretor da Amola, Marcos Pina, se manifestou através da coluna Leitores On-Line afirmando que o problema é verificado não somente quando o movimento aumenta, e sim, todos os dias e em vários horários. E segue citando que mesmo a Auto Viação 1001 sabendo da tolerância máxima de 16 toneladas da RJ-142, a falta de respeito continua principalmente com moradores, comerciantes e turistas de Lumiar, pois praticamente não se pode mais estacionar no centro do distrito, pois o perigo de ficar com o veículo amassado é grande (como ocorrido em 30/12, onde o motorista seguiu a viagem como se nada tivesse acontecido).
Ainda de acordo com o diretor da Amola, alguns motoristas circulam com ônibus gigantes na contramão, colocando em risco a vida das pessoas. E diz que gostaria de saber até quando vai continuar essa farra.
DENTRO DAS DETERMINAÇÕES DO DER-RJ - A Auto Viação 1001, através de nota, reafirma que trafega na RJ-142 com ônibus que se enquadram nas determinações para aquela rodovia, que não detectou reclamações junto a comerciantes de Lumiar, tendo, inclusive, implantado um posto de vendas de passagens naquele distrito, e creditou como ponto negativo apenas a impossibilidade de ultrapassagens na Estrada Serramar, por ser estreita e sinuosa.
Com relação aos ônibus, a nota cita: “A Auto Viação 1001 esclarece que os ônibus utilizados na operação da linha Nova Friburgo x Rio das Ostras e Macaé estão dentro das normas estipuladas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro—DER/RJ. Apesar do tamanho, eles possuem as 16 toneladas de peso exigidas pelo órgão para circulação na RJ-142, conforme as placas informam. Os ônibus utilizados possuem chassis Mercedes-Benz, série OF 1722, com peso de 4,8 toneladas. Com o peso da carroçaria, que é de 11 toneladas, os ônibus possuem peso total de 15,8 toneladas, portanto, dentro do limite de segurança para não impactar a via. É importante ressaltar que a utilização dos ônibus de porte maior atende a necessidade crescente da demanda de passageiros que saem da cidade de Nova Friburgo, inclusive do distrito de Lumiar, em direção a Rio das Ostras, principalmente nos feriados”.
De acordo com a nota, a 1001 não detectou reclamações em Lumiar: “Representantes da empresa já estiveram conversando com diversos comerciantes do local e nenhuma insatisfação foi citada. Inclusive, a única observação era de que o ônibus já chegava cheio em Lumiar, impossibilitando o embarque dos passageiros lá. A empresa, dessa forma, abriu um ponto de venda de passagens no local”.
Para a 1001, o que deve estar gerando reclamações é a dificuldade de ultrapassagens na RJ-142: “A empresa acredita que as reclamações dos motoristas ocorrem em virtude da estrada ter um traçado muito sinuoso, o que impossibilita as ultrapassagens”.
E a empresa encerra a nota: “Portanto, a Auto Viação 1001 lembra que a operação na estrada está dentro da legalidade e busca atender à necessidade dos passageiros que dependem do transporte por ônibus para realizar as suas viagens. Atenciosamente Auto Viação 1001”.
Deixe o seu comentário