Usina Cultural tem palestra nesta terça-feira com monja budista

segunda-feira, 25 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Usina Cultural tem palestra nesta terça-feira com monja budista
Usina Cultural tem palestra nesta terça-feira com monja budista

A monja Chagdud Kadro estará em Nova Friburgo nesta terça-feira, 26, para a palestra “A sabedoria budista e as emoções”, a partir das 19h, no teatro da Usina Cultural (Praça Getúlio Vargas 55, Centro). Em pauta, a natureza do apego, suas dolorosas consequências e como é possível lidar com esse estado mental que provoca uma exaustiva busca pela realização de desejos. Com entrada franca (contribuição espontânea), a palestra é aberta ao público em geral e promete atrair participantes de todas as idades. 
“Todos nós queremos felicidade para nós mesmos e para os outros, mas frequentemente sentimos que esse objetivo é sabotado por emoções como a raiva, o desejo e o apego, e pela repetição de padrões de comportamento. Ao mesmo tempo, nossas emoções e padrões negativos parecem ser uma reação natural diante das situações desafiantes. Como mudar essa perspectiva?”, destaca o texto de divulgação da palestra. 
Segundo os organizadores, uma “uma das abordagens budistas é oferecer ferramentas para que possamos compreender o modo como nossas emoções funcionam. Isso abre um caminho para obtermos uma visão mais ampla e para levarmos compaixão e sabedoria aos nossos relacionamentos e atividades.”
Além da palestra desta terça-feira, Chagdud Khadro, que é diretora espiritual do Chagdud Gonpa Brasil (www.chagdud.org), também dará iniciações e ensinamentos de práticas do budismo tibetano. O encontro será no Centro Budista Dechen Ling (Rua Padre Roberto Sabóia de Medeiros 33, casa 6/sobrado, Vila Zezé, Paissandu). Para participar é preciso se inscrever nos telefones 2522-0992 ou 9973-2609.

Quem é Chagdud Khadro 
Em 1977, o trabalho de Chagdud Khadro como escritora a levou à região dos Himalaias. O contato com o budismo a conduziu ao encontro daquele que se tornaria seu professor principal, S. Emª. Chagdud Tulku Rinpoche. Logo eles se mudaram para os Estados Unidos, onde se casaram em 1979. Ao longo do relacionamento, Rinpoche ofereceu a ela constante treinamento nos ensinamentos e práticas do budismo tibetano. Em 1997, depois de ser ordenada como lama, Rinpoche a investiu como a futura diretora espiritual do Chagdud Gonpa na América Latina. Desde 2002, após a morte de Rinpoche, Khadro tem viajado pelas Américas, Europa e Austrália oferecendo ensinamentos e iniciações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade