No próximo sábado, 9, às 17h, o fotógrafo Fernando Braune inaugura na Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, 55), exposição e lança o livro “Querubins da Grota”, um projeto fotográfico realizado com a Orquestra de Cordas da Grota, resultado de um trabalho desenvolvido no Espaço Cultural da Grota, em Niterói. O evento é patrocinado pela concessionária Energisa e a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho. A visitação ocorrerá a partir do próximo dia 11, até 27 de agosto, de terça a sábado, das 13h às 18h.
As imagens que compõem o livro foram feitas em preto e branco em papel 100% algodão e trabalhadas com lápis pastel seco e a óleo. Segundo o autor, após tratamento manual, as imagens foram editadas em computador, onde, “junto a imagens coloridas de vitrais de igrejas, foram superpostas umas às outras levando-se em consideração transparências e opacidades das mesmas. Dessa forma, a tradição fotográfica das fotocolagens passa a ser atualizada ao universo digital por meio de colagens digitais”. A obra também traz textos e depoimentos dos membros da orquestra.
Sobre o projeto
Querubins da Grota é um projeto realizado com a Orquestra de Cordas da Grota, resultado do trabalho desenvolvido no Espaço Cultural da Grota, fundado em 1983. Trata-se de uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, localizada na Grota do Surucucu, em São Francisco, Niterói.
“As ações no espaço são desenvolvidas por profissionais, monitores e voluntários, todos envolvidos na prestação de serviços de qualidade e no cumprimento da missão da entidade. Atualmente são atendidas mais de 250 crianças e jovens, distribuídos em atividades de segunda a sábado”, revelou Fernando Braune.
O espaço cultural realiza ações voltadas para promoção da cidadania através da cultura, da arte e da educação, desenvolvendo projetos de formação musical, educação complementar, atendimento e promoção social, encaminhamento para a universidade e orientação para que os jovens, a partir de 16 anos, caso desejem, se tornem microempresários individuais.
O espaço oferece ainda, diariamente, aulas de iniciação e formação musical através da flauta doce, violão, cavaquinho, percussão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversa, teoria e percepção musical. Além dessas, também são oferecidas aulas de artes plásticas, leitura, jornalismo, teatro e outras atividades eventuais, informou Fernando.
Sobre o autor
Principais exposições:
Agora Gallery (Nova York); Master of Contemporary Art (Florença); Galeria Monteoliveto (Nice); Paris Photo (Paris); Colorida Galeria de Arte (Lisboa); Bienal Internacional de Fotografia da Catalunha (Barcelona); Parallax Art Fair (Londres); Nice Acropolis Art Fair (Nice); AAF Milano 2015 (Milão); Art Monaco’15 (Mônaco); AAF Stockholm (Estocolmo); Carroussel du Louvre (Paris); Latin America Contemporary Art (Milão); Centro Cultural da Justiça Federal (Rio); Museu de Belas Artes (Rio); Galeria de Arte da UFF (Niterói); Energisa Cultural (Nova Friburgo); Museu do Ingá (Niterói).
Livros publicados:
“Temporalis”; “O Surrealismo e a Estética Fotográfica; “O Cinema e a Linguagem Fotográfica”; e “Querubins da Grota”.
Prêmio:
Nápoles para Arte Contemporânea em 2014, em Nápoles (Itália).
Deixe o seu comentário