Thereza Freire Vieira (*)
O amor é indispensável ao ser humano. É difícil viver sem amor. O amor é o sentimento que liga todos os seres humanos. O que acontece, porém, é que as pessoas fazem do amor uma mercadoria, um produto de troca. Eu levei a vida inteira cuidando dos filhos e eles não me dão a mínima atenção. Eu fiz tudo para o fulano e ele não reconhece... E assim vai.
Se os pais cuidam dos filhos, não fazem mais que a obrigação. O que esperam dos filhos além de vê-los crescer e serem independentes e felizes? Cobrar nada tem a ver com o amor. O amor não faz cobrança, ele faz o melhor que pode e sente-se feliz com essa atitude. Se pensa em retribuição, não é amor, é um produto qualquer que foi vendido e do qual não se recebeu o pagamento. Sem cobranças, é mais fácil haver retribuição. Eu dei amor e recebo amor em troca, já está pago.
Em uma família, existe muita cobrança dos pais para com os filhos e o que conseguem é afastá-los cada vez mais do convívio familiar. É frequente a cobrança entre os casais; e o amor que devia permanecer a vida toda vai esfriando, amortecendo, muitas vezes acabando. Amor com amor se paga. Nada de cobranças.
As pessoas deveriam usar o amor como escudo e responder com amor a todas as injustiças, a toda falta de consideração, despertando amor no coração e amar a todos que estão próximos. Pior que não ser amado é não ter o amor no coração e tudo que acontece deve ser considerado um aprendizado e não um infortúnio. Amando o próximo verá multiplicadas as suas ações. O ódio oprime, o amor liberta. E compreenderá que tudo que acontece tem uma explicação, mesmo que pareça inexplicável.
Quem para de lutar deixa de viver, deve-se lutar para cada dia ser melhor e, tendo o amor como escudo, nada de negativo poderá acontecer em minha vida.
O que acontece algumas vezes é que descobrimos o amor apenas quando o perdemos. Procure cultivá-lo como uma flor rara para conservá-lo para sempre.
(*) Médica Geriatra e escritora, colaboradora de jornais e revistas.
Deixe o seu comentário