​Urnas eletrônicas já estão prontas para as eleições em Friburgo

Aparelhos começam a ser distribuídos e instalados nas seções na véspera do pleito
quinta-feira, 29 de setembro de 2016
por Alerrandre Barros
 As urnas serão distribuídas amanhã entre as três zonas eleitorais de Nova Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
As urnas serão distribuídas amanhã entre as três zonas eleitorais de Nova Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

A dois dias das eleições municipais, as urnas eletrônicas já estão prontas para registrar os votos dos eleitores, no próximo domingo, 2, em Nova Friburgo. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), ao todo, as 497 urnas que serão utilizadas no município já estão armazenadas nas três zonas eleitorais friburguenses. Os equipamentos são protegidos pela Polícia Militar e serão escoltados pelos agentes até as seções eleitorais na véspera do pleito, quando também será feita a instalação, a última verificação das máquinas e do local, com procedimentos de teste.

A eleição que vai escolher o próximo prefeito e vice-prefeito e os 21 vereadores de Nova Friburgo começa a partir das 8h e vai até às 17h, de acordo com o TRE-RJ. O resultado deve ser definido a partir das 20h. Mais de dois mil mesários foram convocados e treinados, nas últimas semanas, para orientar os 151.045 eleitores friburguenses aptos a votar nas seções espalhadas por bairros e distritos do município. A consulta do local de votação está disponível no site do tribunal, em https://goo.gl/DWlhg8.

No dia da eleição, os eleitores devem levar o título de eleitor e um documento original com foto. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um simulador online para aqueles eleitores que ainda não estão familiarizados com a urna eletrônica. Com candidatos e partidos fictícios, o sistema serve apenas para indicar como será a votação. Primeiro, os eleitores terão que indicar um candidato a vereador, cujo número tem cinco dígitos. Depois, deverão escolher um candidato a prefeito, com dois dígitos. Acesse o simulador no site https://goo.gl/83K65F.

O voto é obrigatório no país, exceto para eleitor entre 16 e 18 anos incompletos e com 70 anos ou mais. Assim, o eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral precisa justificar a ausência, no próximo domingo, 2, nos postos de votação, ou nos cartórios eleitorais até 1º de dezembro no caso das cidades, como Nova Friburgo, que só têm o primeiro turno da eleição. Para as cidades que tem segundo turno, a data limite para justificar a ausência é 29 de dezembro.

O formulário é gratuito e também pode ser retirado nos cartórios eleitorais, nos locais de votação ou ser impresso no site do TRE-RJ, no endereço https://goo.gl/Y9Th8C. Quem perder o prazo terá de pagar multa (em torno de R$ 3), caso contrário, fica impedido de tomar posse em cargo público, tirar o passaporte ou carteira de identidade, entre outras penalidades previstas em lei.

Para evitar esses transtornos, o eleitor deve procurar um cartório eleitoral e regularizar a situação. Os mesários também são obrigados a comparecer no dia da eleição. Quem foi convocado, e sabe que não poderá comparecer, teve cinco dias para explicar as razões ao juiz eleitoral, a partir do recebimento da convocação. Se a pessoa perdeu o prazo e faltar no dia da votação, terá 30 dias para justificar a ausência ou terá que pagar multa de 50% ou um salário mínimo.

O mesário que for servidor público e faltar no dia da eleição pode ainda ser suspenso por 15 a 30 dias sem pagamento. Se abandonar o serviço eleitoral, pode ser detido por até dois meses ou pagar multa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Eleições 2016
Publicidade