Urnas eletrônicas começam a ser preparadas para o primeiro turno das eleições

segunda-feira, 13 de setembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Por Bruno Pedretti

As eleições 2010 estão se aproximando. Candidatos intensificam a divulgação de suas propostas, e pesquisas de votos são encomendadas a todo momento. Porém, as máquinas que receberão os votos que decidirão o futuro político no pleito de 3 de outubro ainda estão sendo preparadas. As urnas eletrônicas que serão utilizadas pela população estão no Ginásio José Pereira da Silva, situado em Duas Pedras, em frente ao Detran. Cerca de 40 pessoas estão envolvidas com o processo que prepara as urnas para o pleito que acontecerá a menos de 30 dias.

A 222ª Zona Eleitoral é responsável pela preparação das urnas eletrônicas. A chefe de cartório, Fátima Moura Pedrete, orienta, juntamente com o coordenador do polo, Alexandre Guerra, 28 técnicos de urnas, que trabalham desde o dia 30 de agosto, além de dez funcionários, que realizam os demais serviços. Encontram-se no 17º Polo Eleitoral as urnas eletrônicas dos seguintes municípios: Nova Friburgo, Bom Jardim, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Macuco, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Sumidouro, Carmo e São Sebastião do Alto.

A função dos técnicos é preparar as urnas eletrônicas, realizando o autoteste, a fim de verificar se a máquina está em perfeitas condições para o primeiro turno das eleições, dar carga na urna eletrônica, realizar a inseminação dos candidatos e ficar à disposição dos cartórios eleitorais a partir do dia 27 de setembro, e, principalmente, no dia 3 de outubro. Esses técnicos auxiliam na organização dos trabalhos das zonas eleitorais e são responsáveis por solucionar eventuais problemas relacionados à urna eletrônica.

A expectativa é de que todas as urnas eletrônicas sejam inseminadas até o dia 24 de setembro. A partir desta data, serão distribuídas para seus respectivos cartórios eleitorais, que ficarão responsáveis por sua entrega aos presidentes de cada uma das seções eleitorais.

No 17º Polo Eleitoral foram recebidas 988 urnas eletrônicas do modelo 2009. Todo o interior do estado recebeu urnas 2009, e a capital trabalhará com modelos 2000 e 2004. A grande diferença entre a urna 2009 e as mais antigas é que a mais recente já está preparada para reconhecer a digital do eleitor, o que ainda não acontecerá nos municípios já citados, visto que não foi feito o recadastramento biométrico, que tem previsão para ocorrer até 2018, em todo o território nacional.

De acordo com Fátima Pedrete, os técnicos são essenciais para auxiliar nas eleições. “É um trabalho muito árduo, visto que exige bastante responsabilidade treinar as pessoas que terão a incumbência de solucionar os eventuais problemas que dizem respeito ao funcionamento das urnas eletrônicas”, afirma a chefe da 222ª Zona Eleitoral.

Passo a passo para não ter problemas na urna eletrônica

Na urna eletrônica, o eleitor deverá votar na seguinte ordem: deputado estadual, deputado federal, senador/primeira vaga, senador/segunda vaga, governador de estado e presidente da República.

Para o processo se dar de maneira precisa e ágil, uma “colinha” com os números dos candidatos pode ser levada pelos eleitores ao local de votação.

Voto - O tipo de voto que mais causa dúvida ao eleitor é o voto em branco. Nesta opção, o cidadão manifesta sua vontade de não votar em nenhum candidato ou partido político, apertando a tecla “branco” da urna.

Caso esta seja a sua opção, fique tranquilo, pois o voto em branco é registrado apenas para fins de estatística, não sendo computado como voto válido, ou seja, não vai para nenhum candidato, partido político ou coligação.

Se a decisão for pela legenda, disponível apenas em eleições proporcionais, saiba qual é o número do partido escolhido. Durante este processo, basta digitar apenas os dois primeiros números, deixando de informar os dois ou três últimos números que definem o candidato. O voto será válido, somando-se aos votos nominais (votos dados aos candidatos), para o cálculo dos quocientes eleitoral e partidário, assim como o voto nulo.

Para não fazer feio na hora da eleição, o eleitor pode aprender a votar e fazer uma simulação de votação no site do TSE. E, lembre-se: o voto é obrigatório no primeiro e no segundo turnos (este, se houver).

Mais informações no site www.tse.jus.br/internet/eleicoes/simulacao2010.html.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade