Universitários estão em Friburgo para trabalho voluntário em comunidades

Projeto da Cruz Vermelha oferece atendimento médico no Alto do Floresta, Cordoeira e Alto de Olaria
terça-feira, 18 de julho de 2017
por Alerrandre Barros
Voluntários da Cruz Vermelha sobem as escadarias do Alto do Floresta (Fotos: Divulgação Cruz Vermelha Brasileira)
Voluntários da Cruz Vermelha sobem as escadarias do Alto do Floresta (Fotos: Divulgação Cruz Vermelha Brasileira)

Estudantes de medicina, enfermagem, odontologia e nutrição estão desde o último domingo, 16, oferecendo atendimentos gratuitos a moradores do Alto do Floresta, Cordoeira e Alto de Olaria - bairros carentes e com os índices de criminalidade mais altos de Nova Friburgo. O grupo faz parte de um projeto organizado pela Cruz Vermelha Brasileira.

“Aferimos a pressão, testamos a glicose e damos orientações básicas de saúde. Também fazemos doações de agasalhos e promovemos cursos, oficinas e suporte para que os próprios moradores tenham condições de identificar e administrar os problemas buscando inclusive os recursos necessários para resolvê-los”, disse o estudante de enfermagem Paulo Sérgio Abreu.

O jovem, de 23 anos, e outros seis universitários do Rio de Janeiro estão também recolhendo informações para identificar problemas nas comunidades e propor soluções aos órgãos públicos. O projeto acontece simultaneamente em outros três municípios fluminenses: Campos do Goytacazes, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu. No total, 23 estudantes de áreas distintas do conhecimento vão atuar por 15 dias nessas cidades.

“Já observamos a falta da presença do poder público nessas comunidades. Há muitas famílias carentes. Encontramos, por exemplo, uma mãe com 11 filhos no Alto do Floresta. É preciso desenvolver ações sociais focadas nesses locais a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, comentou o estudante de enfermagem Ruddy Maduro, de 27 anos.

Na próxima sexta-feira, 21, o grupo vai realizar na Praça Getúlio Vargas, no Centro, uma ação para orientar jovens sobre doenças sexualmente transmissíveis e o uso de drogas. A Polícia Militar aumentou o policiamento no local depois que o número de furtos e de apreensões de drogas aumentou, no local, nos últimos meses. Saiba mais sobre o projeto em www.cruzvermelharj.org.br.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: voluntário | solidariedade | cidadania
Publicidade