O curso de Comunicação Social da Universidade Candido Mendes, campus Nova Friburgo, dá início na próxima sexta-feira, 27, às 19h, ao ciclo de palestras Tudo exige comunicação, com o seminário Poder público na mídia – Assessoria de governos e parlamentar. Trata-se de uma série de encontros que serão realizados ao longo do semestre, para discutir o mercado de trabalho na área de comunicação (Jornalismo e Publicidade). Neste primeiro evento, que tem entrada franca e é aberto à comunidade, estarão presentes as jornalistas Ruth Ferreira e Elza Calazans e o publicitário Guilherme di Donato.
Ruth Ferreira atua em assessoria de governos desde 1975, quando começou a trabalhar na Prefeitura do Rio de Janeiro. No Executivo daquela cidade atuou em diferentes órgãos e secretarias, tendo implantado departamentos de assessoria de imprensa em vários deles. Também trabalhou em assessoria de campanha eleitoral e na Câmara Municipal do Rio, além de ter atuado como jornalista em rádio. Atualmente, Ruth Ferreira presta consultoria na área de comunicação e é diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.
A professora e jornalista Elza Calazans também tem vasta experiência na área de assessoria de governos. Desde 1997, está à frente da assessoria da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e atuou profissionalmente nas últimas quatro campanhas políticas no município. É professora da Candido Mendes, campus Tijuca, Niterói e Friburgo, onde vem se destacando também com o curso de Jornalismo Especializado de Moda.
O publicitário Guilherme di Donato é sócio diretor da Groove Comunicação, uma agência de publicidade consolidada no mercado há 14 anos, com sedes no Rio de Janeiro e em Nova Friburgo. Entre outros clientes, tem em seu portfólio a Petrobras, Postos Ipiranga, Michellin e Friburgo Shopping, além de ter sido responsável pela campanha vitoriosa à Prefeitura de Nova Friburgo em 2008.
A coordenadora do curso de Comunicação Social, jornalista e professora Liliane Souzella, explica que o ciclo de palestras não se restringe aos alunos, mas também tem como público-alvo os empresários, comerciantes e representantes de instituições da sociedade civil organizada, já que a ideia é mostrar a importância do trabalho de comunicação – tanto Jornalismo quanto Publicidade e Propaganda – em todas as áreas.
“Temos um trabalho de informação a desenvolver, sob dois aspectos. O primeiro é que os alunos não podem ficar com a visão limitada de que só há vagas de emprego na imprensa tradicional, como rádio, TV e jornal. Além disso, as empresas também precisam entender que a comunicação – e, em especial, a publicidade e a assessoria de imprensa – é importante ferramenta para que elas possam desenvolver seus potenciais e conquistar novos mercados”, explica.
As inscrições para assistir ao seminário poderão ser feitas na secretaria da Universidade Candido Mendes (Rua Professor Freeze 38, Vilage) até o dia do evento. Os alunos da Candido Mendes receberão três horas de atividades complementares. O ciclo de palestras será realizado no auditório da universidade.
Deixe o seu comentário