A Universia Brasil (www.universia.com.br) começou novamente seus especiais que têm por objetivo ajudar os estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para inaugurar a série, a rede de colaboração universitária ensina como os alunos podem utilizar os editoriais de jornais para melhorarem suas notas na prova de redação do exame.
Os editoriais são caracterizados por um formato de texto dissertativo-argumentativo, pela impessoalidade e também por apresentar diversas opiniões distintas. De acordo com Alexsandra Bentemuller, gerente de conteúdo da Universia Brasil, é exatamente este modelo de texto que a banca avaliadora do Enem espera na prova de redação.
Para desenvolver o material, a rede contou com a ajuda da professora Cida Custódio. Segundo ela, os editoriais dissertam sobre acontecimentos da atualidade e estimulam a capacidade de reflexão. “São importantes porque são os únicos textos presentes nos jornais que apresentam análise crítica, caráter de impessoalidade e não são assinados”, explica.
A professora sugere que os candidatos analisem cuidadosamente cada ponto presente em um editorial para que consigam identificar o que não pode faltar em sua redação. Ela lembra que é importante analisar a estrutura do editorial e tentar desenvolver este tipo de escrita ao treinar para o Enem.
Principais pontos de um editorial de jornal para que o estudante se dê bem na redação
1. Conteúdo
2. Forma
3. Pontuação
4. Tese
5. Argumentos
6. Conclusão
7. Cópia na íntegra
8. Leituras diversificadas
No especial da rede o aluno encontra a explicação completa sobre cada ponto. Para isso basta acessar o link http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/04/09/1015625/enem-2013-como-os-editoriais-jornal-podem-melhorar-sua-redaco.html
Deixe o seu comentário