Na manhã desta terça feira, 20, o novo conselho diretor da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo tomou posse para o período 2014-2016. A cerimônia foi na sede da entidade, no centro da cidade, e reuniu empresários, políticos, militares e representantes da sociedade civil.
O novo presidente é o empresário Flávio Stern, que já foi vice-presidente de turismo da associação e também presidente do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau. O processo de transição e adaptação à nova função executiva começou há um mês, e o presidente afirma ter metas traçadas para o mandato. Ele reconhece e enumera, detalhadamente, as necessidades do setor comercial da cidade. "Lumiar, por exemplo, está muito preocupada com o futuro. Como será o distrito daqui a alguns anos? A Ponte da Saudade busca melhorar o comércio local, capacitar os profissionais, abrir aos domingos, interagir mais com o turismo. Já Conselheiro busca a capacitação e amenizar a preocupação fiscal e financeira, que são muito grandes. Em Olaria, a ideia é melhorar a imagem do bairro”, conta o novo presidente, que traçou uma meta para que resultados sejam percebidos. "É um processo lento. Alternativas sustentáveis e definitivas não aparecem em um passe de mágica. Vamos promover pequenas ações, mas constantes. Acredito que em dois ou três anos podemos ter uma Nova Friburgo melhor como um todo. É um trabalho de dia a dia.”
Todas as medidas devem ser atendidas com o Projeto Empreender, a ser desenvolvido pela nova diretoria. O novo presidente, através das visitas às subsedes de Olaria, Conselheiro Paulino e Lumiar, afirma estar trabalhando para atender às necessidades da categoria e alavancar as vendas na cidade. Com a iniciativa, além de melhorar os números no setor, Flávio espera também expandir territórios. "O projeto envolve muitos empresários de cada localidade e busca melhorar o território, capacitando os profissionais. Esse projeto consegue modernizar os bairros e distritos e pode nos passar um retrato das necessidades de cada um”, explica Flávio, que acrescenta: "Friburgo é um polo de compras da região. Temos que divulgar mais o comércio em Bom Jardim, Duas Barras, nas cidades ao nosso redor, cujo eixo é Nova Friburgo. Eixo de saúde, de educação. Temos que transformar o comércio em uma referência ainda maior para estas cidades, além de valorizar o turismo econômico por aqui”, pontua.
Novo presidente reconhece as necessidades do setor em Nova Friburgo
Setor comercial necessita de capacitação
Como mostrado em reportagem especial de A VOZ DA SERRA na edição do dia 1º de maio, uma das necessidades do comércio é a capacitação dos profissionais com relação a atendimento e técnicas de venda. O cenário já é alvo de ações promovidas pela nova diretoria da Acianf. De acordo com o presidente Flávio, alternativas estão sendo desenvolvidas, mas lentamente. Stern ressalta que os resultados serão gradativos e que a participação do setor será fundamental neste processo. "Temos uma parceria com o Sebrae para promover a capacitação dos profissionais a fim de atender aos turistas. Mas esse também é um processo lento, são demandas que os associados vão trazer para nós através do projeto Empreender.”
Cláudio Verbicário: o adeus após uma década
Foram pouco mais de dez anos à frente da Acianf, com grande identificação e comprometimento. Agora, Cláudio Verbicário deixa a presidência da instituição e passa a ser um colaborador. Com a experiência, ele espera ajudar o novo presidente e participar da evolução do setor comercial da cidade. Ele preferiu no momento não avaliar o seu período no comando da associação. "A gente só deve olhar para trás como um motorista faz ao olhar para o retrovisor, com o objetivo de evitar acidentes. Temos que olhar para frente e para o alto. Foi muito positivo para mim, conheci muita gente, me relacionei muito bem com elas, tive um grande aprendizado”, explicou Cláudio, que indicou como será o comportamento como empresário daqui pra frente. "Agora estou livre para externar mais claramente minhas opiniões. Agora posso tomar atitudes mais coerentes com meu pensamento, serei mais Cláudio do que presidente da Acianf.”
Cláudio Verbicário aproveitou a despedida para agradecer A VOZ DA SERRA pelo apoio durante o mandato. "Agradeço ao A Voz da Serra, que me deu muito apoio nesse período, principalmente na pessoa do Laercio Ventura, que foi uma pessoa fantástica. Nunca fui censurado, publicou tudo que eu falei até hoje”, finalizou.
A nova composição da diretoria da Acianf ficou assim:
Conselho diretor:
Presidente: Flávio Stern
Vice-presidente de Comunicação: Gabriel Ventura Braga
Vice-presidente de Comércio: Júlio Cesar Celles Cordeiro
Vice-presidente de Finanças: Paulo Roberto Celles Cordeiro
Vice-presidente de Administração: Adriani Evaristo Monteiro
Vice-presidente de Agronegócios: Rômulo Cezar Spinelli Ribeiro de Miranda
Vice-presidente de Serviços, Turismo e Cultura: Dalva Maria Brust
Vice-presidente de Indústria e Meio Ambiente: Agnelo de La Belle
Conselho deliberativo:
Presidente: Jackson Carlos Thedin
Vice-presidente: Marco Antônio Agrello
Membros efetivos: Adauto Ribeiro, Antônio Luiz de Lima, Aryvelto Martins Cypriano, Danielle R. Wermellinger Araújo, Dário Salomão, Edson Roberto Santos de Almeida, Everardo José Grossi, Gilberto Sader, Helder Pereira Louback, Jackson Carlos Thedin, João Baptista Nunes de Barros, José Augusto Spinelli, José Luiz Paixão, Marco Antônio Agrello, Marcus Lima Sales Teixeira, Paulo Cezar Rodrigues de Oliveira, Peter Karoly Bucsky, Renato Pinheiro Bravo, Roosevelt Serafim Concy, Salvador Canto Netto.
Membros suplentes: Carlos Eduardo Luma, Carlos Alberto da Fonseca Coelho, Gustavo Auvray, João Batista Machado, Simone de Carvalho Valladares.
Conselho Fiscal:
Presidente: Érico Bittencourt de Oliveira
Membros efetivos: David Zissu, Érico Bittencourt de Oliveira, Ubaldo Damasceno.
Membros suplentes: Alexandre Césas Botafogo Ribeiro, Marcelo Fontes, Pierre Emile Bechara Saleme.
Membros natos do conselho deliberativo: Antônio Américo Pecly Ventura, Cláudio Santos Verbicário, Everardo José Grossi, Fernando João Rodrigues de Barros, Fernando Vassalo, Jayme Segal, José Alexandre de Almeida, José Aucar, José Nader, Olney Botelho.
Deixe o seu comentário