As belas flores friburguenses são os destaques do Bloco Unidos do Imperador para este Carnaval. Com um samba-enredo emocionante e alto-astral, a agremiação do Alto de Olaria vai em busca do seu quinto título desde que foi fundada, em fevereiro de 1991.
Conduzido pelo enredo “Aromas, encantos e cores. Flores, a essência da vida”, o bloco fará uma homenagem a Nova Friburgo através da exaltação do árduo e louvável trabalho desenvolvido pelos diversos produtores da cidade. “Aceitamos o desafio de elaborar um samba em comemoração aos 200 anos e concluímos que falar das flores poderia ser incrível. Somos o maior produtor do estado e um dos maiores do Brasil. A ideia é homenagear Friburgo enaltecendo o trabalhador”, afirma o jovem carnavalesco, Leonardo Vieira.
Estreante no cargo, Leonardo, mais conhecido como Leo, está esperançoso na conquista do título de campeã 2018 e garante: “O público vai se emocionar. Estamos preparando um desfile muito bonito e trabalhando duro para que tudo saia como planejado”, diz Leo acrescentando que “Se ganharmos, esse mérito será de toda a equipe envolvida nesse projeto. Fui escolhido como carnavalesco, mas sei que ninguém faz nada sozinho”, declara.
Nesses últimos preparativos para a apresentação, que acontece neste sábado, 10, o barracão do Unidos do Imperador fica movimentado o dia inteiro. De acordo com o diretor de carnaval do bloco, Roberto Carlos da Silva, o Betinho, cerca de 10 voluntários participam da montagem de três carros alegóricos, um elemento cenográfico e a confecção de figurinos para 12 alas do bloco. Mas todo esse trabalho demanda tempo, para que tudo chegue perfeito na avenida, a organização para criação de enredo começa em junho e a elaboração dos materiais em setembro.
Além de correr contra o tempo, a agremiação ainda precisa lidar com outro fator conflitante: o financeiro. Isso porque, de acordo com o bloco, o valor disponibilizado pela subvenção municipal não chega nem a metade do que é necessário para estruturar o desfile. “A nossa estimativa de gastos com todo o material que utilizamos e demais despesas chega a aproximadamente R$ 60 mil e recebemos cerca de R$ 28 mil da prefeitura, uma semana antes do Carnaval. Para nós, que fazemos o espetáculo acontecer, isso é uma questão de desrespeito”, protesta o diretor.
Mesmo com tantas dificuldades, o bloco do Alto de Olaria se mantém firme e confiante e promete fazer dos elementos simples adereços suntuosos. “Temos pouco apoio então precisamos de muita criatividade. É aquilo, se não temos como tirar dinheiro do bolso precisamos nos esforçar para tirar muitas ideias da mente. Mas vamos surpreender. Éramos um bloco muito desacreditado e agora queremos mostrar que podemos sim dar a volta por cima e fazer das coisas simples algo deslumbrante, transformando o lixo em luxo”, finaliza Leo.
O bloco Unidos do Imperador será o terceiro a passar pela avenida neste sábado.
Ficha Técnica:
Fundação: 19.02.1991
Cores: verde, vermelho e branco
Símbolo: Coroa
Títulos: (4) 2000, 2006, 2008, 2015
Enredo 2018: Aromas, encantos e cores - Flores: a essência da vida
Presidente: Roberto Carlos da Silva (Betinho)
Carnavalesco: Leonardo Vieira
Diretor de carnaval: Pedro Gomes
Diretor de harmonia: Angélica Herdy
Mestre de bateria: Tatiano Augusto, Kleisson, Danilo, Vitor e Ruan
Rainha de bateria: Ana Paula
Musa: Nina Pimenta
Muso: Anderson
Casal Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Renata Tavares e Bryan Rodrigues
Compositores: Wilson Bizzar e Evandro Malandro
Intérpretes: Matheus Reis, Tony Ramalho, Elivelton, Jackson e Rodrigo Moreno
Carro de som: Léo do Cavaco, Sabará e Diguinho
Classificação 2017: 3º lugar
Ordem do desfile: 3º a desfilar
Horário do desfile: 0h à 1h
Carros alegóricos: 3
Alas: 12
Número de integrantes: 450
Número de ritmistas: 70
Deixe o seu comentário