Unidades móveis do Sesc começam a atender pacientes nesta segunda

Caminhões estacionados na Praça do Suspiro oferecem consultas com dentistas e exames de mamografia e preventivo do câncer de colo do útero
sexta-feira, 23 de agosto de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
A inauguração do serviço (Fotos: Henrique Pinheiro e Alerrandre Barros)
A inauguração do serviço (Fotos: Henrique Pinheiro e Alerrandre Barros)

Centenas de pessoas acompanharam a inauguração das unidades móveis de saúde do Sesc, na manhã desta sexta-feira, 23, na Praça do Suspiro. Os caminhões começarão a receber pacientes para tratamento odontológico de atenção básica e exames de mamografia e preventivos do câncer de colo do útero (Papanicolau) nesta segunda-feira, 26. As consultas e exames são gratuitos e devem ser agendados previamente. 

A cerimônia começou pouco depois das 9h no auditório do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), na Rua Fernando Bizzotto, e seguiu com descerramento de fita na unidade móvel OdontoSesc, no Suspiro. A vinda das unidades de saúde para Nova Friburgo foi um pedido do presidente do Sincomércio, Braulio Rezende. Ele destacou a importância dos serviços prestados pelo Sesc, através das unidades móveis, à população.  

“O estado inteiro quer ter essas duas unidades nas suas cidades. Nós fomos premiados em trazê-las para Nova Friburgo de uma vez só. As unidades vão ficar aqui por 120 dias para atender gratuitamente a população que precisar de atendimento na área de saúde preventiva da mulher e odontologia”, disse Braulio, acrescentando que o serviço será realizado com apoio da prefeitura, que ficou encarregada de fornecer energia elétrica e água, além de segurança para operação das duas unidades de saúde. 

O prefeito Renato Bravo, acompanhado do vice e também secretário municipal de Saúde, Marcelo Braune, e do presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Cruz, agradeceu ao Sesc. “Estamos fazendo parcerias para resolver os problemas. A vinda das unidades móveis de saúde é uma demonstração clara de que queremos melhorar a saúde em nosso município”, afirmou o prefeito. 

A diretora regional do Sesc, Regina Pinho destacou que a missão da entidade é oferecer serviços à população. “Hoje trazemos dois serviços importantes para Nova Friburgo. No Brasil, muitas mulheres ainda morrem de câncer de colo de útero e câncer de mama. Precisamos reduzir essas estatísticas. Estamos aqui para contribuir com isso. Nós, mulheres, homens e crianças, também precisamos cuidar da saúde de nossa boca. O Sesc vem também para oferecer esse atendimento à cidade. Nossa missão é trabalhar para o povo”, sintetizou Regina. 

O Sesc montou uma grande estrutura para a inauguração na Praça do Suspiro. Sob uma tenda, instalada em frente a unidade móvel OdontoSesc, na Rua Salusse, em frente ao Teatro Municipal Laercio Ventura, pessoas interessadas no serviço puderam tirar dúvidas sobre como funcionará a marcação das consultas e realização dos exames. Paralelamente, foram oferecidas atividades recreativas, como pintura e outras brincadeiras, a crianças na praça. 

No estacionamento do teatro, onde está baseado o caminhão Sesc Saúde Mulher, em que serão realizados os exames de mamografia e preventivo do câncer ginecológico, foram montados espaços para aferição da pressão arterial e glicose e também para divulgação de informações sobre o câncer do colo do útero e o câncer de mama. Também havia um estande com orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Mamografia e preventivo 

De acordo com o Sesc, os exames de mamografia e preventivo serão realizados com agendamento prévio. A paciente deve se dirigir ao posto de saúde mais próximo de casa e, com documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, o cartão do SUS e o encaminhamento médico, solicitar a marcação do exame. A paciente receberá informações sobre o dia e o horário em que deve comparecer à unidade móvel para realizar um dos exames. 

“Não haverá marcação de exames aqui na unidade móvel”, disse a enfermeira Suzana dos Santos. “Os resultados ficarão prontos em cerca de 15 dias, mas a entrega deve ocorrer em 30 dias, nos postos de saúde. Os exames não serão entregues, portanto, na unidade móvel. Aqui faremos somente os exames”, explicou a enfermeira, detalhando que serão realizados, em média, 35 exames por dia, até dezembro, no Sesc Saúde da Mulher. 

O caminhão tem um sala equipada para o preventivo, um banheiro para a troca de roupa da paciente, e a sala onde é realizado o exame de mamografia. O preventivo é oferecido a mulheres entre 25 e 64 anos, e a mamografia, a mulheres de 50 a 69 anos. As imagens dos exames de mamografia serão remetidas pela internet ao Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo, conhecido como Hospital do Amor e referência nacional no tratamento de câncer, que emitirá os laudos e os enviará à Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, para devolução às pacientes.

Consultas com dentistas

Já o caminhão OdontoSesc, estacionado na rua em frente ao teatro, vai receber pacientes acima de 5 anos de idade para serviços odontológicos, como restauração, extração simples, raspagem, limpeza e raio-X. Na sexta-feira, 23, foram distribuídas as primeiras senhas para atendimento. Os interessados em marcar a consulta devem se dirigir ao estande montado na praça, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com carteira de identidade, CPF e comprovante de residência para retirar a senha e agendar a consulta. Ao todo, serão distribuídas 500 senhas até dezembro. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade