Na celebração eucarística que encerrou a XXXIII Unidade Diocesana, sábado, 11, em Carapebus, no Norte fluminense, o bispo da Diocese de Nova Friburgo, d. Edney Gouvêa Mattoso, orientou a multidão de católicos, que se aglomerou nas imediações da Paróquia Nossa Senhora da Glória, onde foi realizado o evento, a votar em candidatos que tenham compromisso com a família brasileira. “Procurem ver entre os candidatos aqueles que se comprometem com o bem comum e com os interesses da comunidade, da sociedade, e não compactuem com os que aviltam a família, desrespeitam a liberdade religiosa e a dignidade da pessoa humana”, destacou D. Edney.
Falando para uma multidão de católicos oriundos das 55 paróquias dos 19 municípios que compreendem a Diocese, o bispo advertiu, neste ano eleitoral, para que as pessoas não se deixassem levar pelas pesquisas e votassem com consciência. Ele explicou que todos os que ocupam cargos públicos precisam defender os interesses do povo de Deus e assegurar o direito ao ensino religioso às crianças e aos jovens. “A igreja católica não indica candidatos, mas estimula os filhos que se lançam candidatos que possam exercer o seu mandato buscando, sobretudo, o bem comum e os direitos fundamentais do homem, pois um bom político é aquele que valoriza a vida e sabe dar condições de vida digna, independente de raça, cor ou credo”, acentuou o chefe da Diocese de Nova Friburgo, almejando que o dia da votação seja de festa e que a verdadeira democracia possa acontecer.
As caravanas, atentas aos ensinamentos do prelado na celebração, que contou com a participação especial de dom Rafael Llano Cifuentes (3° bispo da Diocese de Nova Friburgo), participaram antes das manifestações previstas na programação: música, dança, teatro, adoração ao santíssimo sacramento, caminhada e eucaristia. Os milhares de fiéis engajados, leigos consagrados, diáconos, seminaristas, freiras e padres comemoraram o Jubileu de Ouro de evangelização da Diocese.
O pároco de Carapebus, padre Marcelo Tallon, agradeceu a todos que colaboraram para o sucesso da Unidade Diocesana, principalmente o povo daquele município. “A Unidade Diocesana beneficia todos os municípios da Diocese e, de modo particular, a paróquia que a promove, fazendo com que as divisões sejam superadas pela união e cooperação de todos”, ressaltou o sacerdote.
Antes de encerrar a celebração, d. Edney anunciou que em 2011 a Unidade Diocesana será na paróquia Nossa Senhora do Livramento, no município de Varão do Barro.
HISTÓRIA - A tarefa de contar os dados históricos da Diocese de Nova Friburgo, nesses 50 anos de missão, coube ao pároco de Conceição de Macabu, padre Luiz Cláudio Azevedo Mendonça, que se revelou como um exímio cantor religioso. Segundo ele, “a criação da Unidade Diocesana aconteceu através de dom Clemente Isnard, que permaneceu no bispado por 33 anos. Em 1994 chegou dom Alano Maria Pena, que se dedicou ao evangelho popular, incentivou as vocações sacerdotais e a romaria diocesana à Aparecida do Norte. Depois, monsenhor Antonio Stael de Souza, vigário geral, conduziu a Diocese por cinco meses e, em 2004, assumiu o terceiro bispo, dom Rafael Llano Cifuentes, que incentivou a missão popular e construiu o novo seminário. No dia 13 de março de 2010 foi empossado o quarto bispo, dom Edney Gouvêa Mattoso, que está resgatando as assembleias diocesanas, criando o Dia de Concentração do Apostolado da Oração e fixando a data de realização da Unidade Diocesana para o último sábado do mês de agosto (mês vocacional).
DIOCESE - A Diocese de Nova Friburgo abrange um território de mais de 9.815 quilômetros quadrados, que compreende 19 municípios: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macaé, Macuco, Quissamã, Rio das Ostras, São Sebastião, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Trajano de Moraes e Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário