União Basketball faz bom jogo em estreia Liga B 2017 da LSB

Mais um passo para transformar em realidade um antigo sonho: o de resgatar o basquete em Nova Friburgo
terça-feira, 04 de abril de 2017
por Vinicius Gastin
Equipe em ação durante uma das partidas no ano passado: bom começo na Liga B (Foto: Divulgação)
Equipe em ação durante uma das partidas no ano passado: bom começo na Liga B (Foto: Divulgação)

Mais um passo para transformar em realidade um antigo sonho: o de resgatar o basquete em Nova Friburgo. Criado para impulsionar novamente a modalidade no município, o União Basketball representa a cidade e a região na Liga B 2017 da Liga Super Basketball (LSB), a maior competição de basquete amador do estado do Rio de Janeiro. A estreia da equipe friburguense aconteceu no último domingo, 26, contra o time da Federação de Basquete Master do Rio de Janeiro (FBMRJ). Se a vitória não veio, a atuação empolgou os atletas e reforçou a esperança pela evolução da modalidade. Os 94 a 83 para o FBMRJ foram definidos apenas na prorrogação, com as duas equipes se alternando na liderança no placar.

“Foi uma partida muito dura, um reencontro de adversários de qualidade que não se enfrentavam desde a época de juvenil. O time adversário tinha um garrafão muito pesado, e nossa equipe, mesmo sem ritmo de jogo, conseguiu impor um pouco mais de velocidade e ficar à frente no placar. No final faltou perna e deixamos a vitória escapar por pouco. O melhor foi apresentar um jogo bonito e equilibrado aos 45 minutos. Nossa equipe tem muito que melhorar. Parabéns ao adversário e à organização do evento que foi impecável”, avalia Conrado Oliveira, um dos destaques da equipe na partida ao lado de Bernardo Thurler.

O próximo confronto do União Basketball será no próximo dia 23, fora de casa contra o Mackenzie B. A equipe conta com os apoios da SAF, Posto Duas Pedras, Microlins e Ventura Distribuidora.

A competição

Ao todo, 32 equipes participam da competição, divididas em quatro grupos com oito times em cada. O União Basketball está no grupo A da Liga B 2017 da LSB, ao lado de SC Spartans Basquetebol, SC Mackenzie B, Basket Maré, Direto na Cesta, BMC AirBalls, FBMRJ e UFRRJ. As equipes se enfrentam entre si dentro de cada grupo e as seis melhores avançam à próxima fase. Os 24 classificados se enfrentam no sistema de playoffs, em disputa de melhor de três partidas, até a definição do campeão da Liga B 2017. Os dois de cada grupo (oito ao todo) que não se classificaram à fase seguinte fazem uma espécie de “playoff da morte” para definir quem permanece na Liga B e quem será rebaixado à Liga C.

Para a estreia no domingo, 26, o União Basketball contou com o elenco formado por Conrado Oliva, Gustavo Schuenck, Bernardo Thurler, Ruan Tuler, Iago Emmerick, Tayan Emmerick, Weslen Schineps, Taylan Neves, Bruno Noronha e Mateus Barboza. O técnico é Saulo Pinheiro.

A preparação para a Liga teve início ainda no ano passado. O União Basketball foi fundado em agosto de 2016, e desde então, a equipe realizou alguns jogos amistosos já visando a competição. Em um deles, os friburguenses receberam o Vila Kings, do Rio de Janeiro, e venceram por 71x49, com uma diferença de 22 pontos. A partida foi realizada no ginásio Paulo César Marra de Moraes, no Nova Friburgo Country Clube. As equipes voltam a se enfrentar no Rio de Janeiro. Além disso, houve um teste contra o Queimados Warrios, do município de Queimados, na Baixada Fluminense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: basquete
Publicidade