Quem quer fazer um natal diferente este ano, pode começar pela culinária. É, realmente, difícil sair dos nossos pratos tradicionais, uns tão esperados durante todo o ano e outros repletos de superstições. Mas uma rápida busca na internet ou em livros especializados pode nos dar opções interessantes. Que tal, por exemplo, nos transportarmos, através da culinária, para vários países do mundo? Abaixo, quatro deliciosas receitas para acrescentar a sua tradicional ceia.
Alemanha
Bolo de São Nicolau
Ingredientes
20g de manteiga
300g de farinha
3 colheres de chá com fermento
150g de amêndoa moída
4 colheres de sopa de casca de limão cristalizada (ou passada por açúcar numa frigideira em lume brando)
3 colheres de sopa com cacau
250g de mel
2 colheres de chá de canela em pó
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 colheres de chá de raspa de limão
1 colher de chá de essência de amêndoa
12 colheres de sopa de água
Modo de preparação
Misture numa tigela a farinha, o fermento, as amêndoas, a casca de limão cristalizada, o cacau, a baunilha, a raspa de limão e a essência de amêndoa. Numa frigideira à parte, misture o açúcar, o mel e a água, mexendo bem para não queimar. Deixe ferver por 5 minutos e junte os outros ingredientes, utilizando uma colher de pau. Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe com farinha e depois coloque a massa dentro. Deixe no forno por 20 minutos. Depois, retire e salpique o bolo com amêndoas e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Quando ficar pronto, cubra com geleia de amêndoa e corte em quadrados.
Espanha
Rosca de Reis
Ingredientes
100g de farinha
1/2 litro de leite
20g de fermento
2 ovos
75g de açúcar
1 colher de água
Raspa de limão
Frutas cristalizadas
Modo de preparação
Numa tigela, misture todos os ingredientes — com exceção das frutas cristalizadas — até formar uma massa espessa. Deixe descansar durante três horas. Amasse e deixe descansar por mais três horas. Distribua a massa num tabuleiro de forno e cubra com as frutas cristalizadas. Cozinhe durante 20 minutos. Ao retirar do forno, ainda quente, enrole-o, deixando-o em forma de rosca. É costume esconder uma prendinha dentro dela.
Kapustinika
Ingredientes
2 cebolas grandes picadas
1 mão cheia de cogumelos secos
30g de ameixas pretas
250g de chouriço
2 colheres de sopa de óleo de girassol
1 lata de 810g de chucrute
1 folha de louro
1 colher de chá de tomilho seco
1 colher de chá de pimentão doce
1 colher de café de pimenta preta em pó
1 colher de sopa de sal fino
1 dente de alho
Modo de preparação
Coloque os cogumelos de molho em água a ferver. Numa panela, bote o óleo para aquecer em fogo brando e junte as cebolas picadas até que estas fiquem transparentes. Junte o chucrute escorrido e cortado aos bocados, mexa com uma colher de pau e coloque água até cobrir tudo. Tempere com sal, louro, tomilho, pimenta, pimentão doce e acrescente os cogumelos. Tape e deixe ferver até o chucrute ficar cozido. Se necessário, acrescente água quente, mas de forma que a mistura fique bem espessa. Quando levantar fervura, coloque o chouriço inteiro na panela. Acrescente o alho picadinho e as ameixas pretas. Mexa e torne a tapar a panela, cozinhando em fogo brando. Quando o chouriço estiver cozido retire-o, corte-o em rodelas e volte-o a colocá-lo na sopa, que deve ser servida assim que estiver pronta.
Finlândia
Tartes de Ameixa
Ingredientes
O ideal é comprar massa folhada congelada para fazer a base da tarte
Recheio
1/2 kg de ameixas pretas
Água
150g de açúcar
Modo de preparação
Lave as ameixas e coloque-as de molho numa vasilha com água durante algumas horas. Quando já estiverem moles, tire os caroços. Leve-as ao fogo, deixando ferver até que elas fiquem reduzidas a uma espécie de purê. Estenda a massa folhada com o rolo e corte-a em quadrados com os cantos em diagonal. Ponha o recheio em cima da massa. Use os cantos para fazer enfeites em cima do recheio. Pincele as tartes com gema de ovo. Leve ao forno quente (250º centígrados) durante 10 minutos.
Deixe o seu comentário