A Pedra do Cão Sentado, o Teleférico, os Três Picos de Salinas, o bucolismo dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra e as inúmeras atrações às margens da rodovia Nova Friburgo-Teresópolis seduzem turistas e até mesmo muitos friburguenses que ainda não conhecem todos os encantos e exuberâncias da natureza que brinda Nova Friburgo. O roteiro de opções para os visitantes conta agora também com mais atrações. Uma boa opção de passeio, também para moradores da cidade, é o circuito turístico-cultural implementado pelo Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) no Parque Santa Eliza.
Já foram erguidos no bairro três monumentos em concreto armado que além da imponência atraem pelo valor histórico que cada um possui. O primeiro empreendimento construído foi a Praça da Criança, em homenagem ao ex-deputado federal e morador de Nova Friburgo, Galdino do Valle Filho, autor do projeto de lei que criou o dia da criança (12 de outubro). A efígie de um boneco centralizado por um coração é obra do artista plástico e presidente de artes visuais do Gama, Felga de Moraes. A Praça da Criança já tem sido procurada por grupos de estudantes em excursões.
“A garotada fica maravilhada ao saber que Galdino do Valle não dá apenas nome a uma avenida na cidade. Ele precisa ter seu legado valorizado”, diz o presidente de honra e fundador do Gama, Júlio Cézar Seabra Cavalcanti, o Jaburu. Pertinho dali, o Gama também é responsável pela construção de um monumento a Alberto da Veiga Guignard, o pintor friburguense de fama internacional que nasceu em 25 de fevereiro de 1896. A aquarela colorida acoplada a edificação surpreende. Junto à Praça Guignard, o Gama pretende erguer o museu papier marchê, onde visitantes poderão conhecer a história de famosos e anônimos que ajudam Nova Friburgo a crescer através de um cadastro digital e réplicas dos personagens confeccionados pelo artista Zeppe.
Recentemente, o Gama inaugurou junto ao antigo lago do Santa Eliza um monumento em reverência a dom João VI que criou por decreto em 1818 a primeira cidade real brasileira: Nova Friburgo. No lago, que deverá ser revitalizado pela prefeitura, o Gama pretende construir um novo monumento em homenagem ao poeta Júlio Salusse, com dois cisnes em concreto. Todas as criações são do artista plástico Felga de Moraes e foram viabilizadas pelo Gama através de parcerias com a prefeitura e os sócios proprietários do grupo empresarial Gemini, Pedrinco e Wermar, que abraçaram a iniciativa de resgate da cultura local. Vale a pena conferir. Para chegar ao Circuito Cultural Gama basta entrar à esquerda antes do acesso ao bairro Catarcione.
Deixe o seu comentário