Uma semana após entrar em vigor, boa parte dos restaurantes do centro da cidade já se adequou à nova lei municipal que determina a disponibilização de álcool em gel para os clientes. A reportagem de A VOZ DA SERRA percorreu dezenas de estabelecimentos localizados nas principais ruas de Nova Friburgo e constatou que a maioria oferece o produto, recomendado para higienização das mãos. O mesmo não ocorre nos bares, lanchonetes e cafeterias: poucos são os que dispõem de álcool em gel para a clientela. Os cartazes informativos sobre a utilização do produto, obrigatórios de acordo com a nova lei, também são raros.
Uma das razões para o descumprimento da medida pode ser o curto espaço de tempo estabelecido para adequação dos estabelecimentos. Isso porque a nova lei passou a vigorar apenas cinco dias após sancionada pelo prefeito Heródoto Bento de Mello, o que gerou reclamações de vários comerciantes. “De um dia para o outro temos que providenciar uma mudança que não estava prevista no orçamento. Sem falar que o recipiente para o produto está em falta no mercado. Concordo com a norma, mas precisamos de mais tempo para respeitá-la”, disse um dono de bar que preferiu não se identificar.
Por outro lado, alguns donos de restaurantes a quilo já disponibilizam o produto muito antes da nova lei. É o caso de Lucas de Almeida, do Mister Kilo e Sabor Brasil. “Por questões de higiene já oferecemos o álcool em gel aos nossos clientes”, disse. Sandra Schuabb Alves, do restaurante Cozinha Brasileira, passou a oferecer o produto aos clientes há cerca de quinze dias, como forma de prevenir o contágio da nova gripe. Ela instalou um recipiente com álcool em gel ao lado dos pratos e aguarda outro para ser afixado na entrada. “É mais um recurso para ajudar nossos clientes e funcionários a se proteger da contaminação pelo novo vírus”, explicou Sandra.
Vale destacar que a nova lei é mais uma medida adotada para conter a propagação da gripe suína no município. Segundo dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Nova Friburgo já contabiliza mais de 90 casos suspeitos da nova gripe. Até o momento, foram confirmados seis casos da doença na cidade e outros sete estão descartados. Cerca de 400 cartelas do antiviral Oseltamivir, genérico ao Tamiflu, já foram distribuídas pelo 6º Grupamento de Bombeiro Militar, onde está concentrada a retirada do medicamento desde o início do mês.
Deixe o seu comentário