NESTES DIAS que antecedem a comemoração de mais um aniversário de Nova Friburgo — 197 anos —, o governo prepara uma programação festiva, as escolas afinam os instrumentos de suas bandas e fanfarras para mais um desfile estudantil, o comércio se agita e a indústria do turismo aguarda ansiosamente a chegada de maio, com os seus tradicionais atrativos: natureza exuberante, frio aconchegante e, principalmente, turistas.
SEM OS APELOS das campanhas publicitárias comerciais que invadem a mídia neste período de outono-inverno, outras campanhas funcionam muito bem como tábua de salvação para muitas organizações não governamentais de Nova Friburgo. Entidades assistenciais estão atuando não pelo consumismo e, sim, pela sensibilização da solidariedade em campanhas de agasalhos e alimentos, e a época é propícia para isto.
AO MESMO TEMPO, as organizações já estão de olho no segundo semestre elaborando projetos que, obviamente, dependem da boa vontade dos friburguenses. E as expectativas são as melhores possíveis, devido à benevolência do cidadão, que sabe da importância de sua doação, num quadro social complexo, onde a presença do Estado nem sempre supre as necessidades mais elementares.
INÚMERAS CAMPANHAS e eventos são programados em Nova Friburgo, por organizações do terceiro setor, e as empresas, instituições e inclusive as pessoas físicas estão sendo instadas a darem sua contribuição, pois elas têm um valor bem maior que a quantia e denotam uma responsabilidade social da qual o friburguense muito se orgulha. É conhecida a solidariedade da população, principalmente junto às organizações que prestam um efetivo serviço social no município.
É INEGÁVEL que as práticas filantrópicas vêm amadurecendo em toda a sociedade. Cresce a consciência de que esse tipo de ação deve ser constante, persistente e com compromisso, envolvendo todos os atores sociais. Cresce também dentre as empresas a visão de que uma prática de intervenção socialmente responsável traz ganhos para os seus negócios, sua imagem e, principalmente, para a sociedade.
A POPULAÇÃO FRIBURGUENSE, outra vez, dará o seu apoio solidário às campanhas neste inverno. Consciente de sua participação e compreendendo o quadro de dificuldades, saberá estender a mão amiga, num gesto que vem se tornando uma das boas referências do município. Através do voluntariado é possível construir uma sociedade mais justa, já que os governantes ainda não foram capazes de tirar milhões de brasileiros da linha de pobreza.
Deixe o seu comentário