Uma paisagem urbana cada vez mais poluída pelo excesso de fios e cabos

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Uma paisagem urbana cada vez mais poluída pelo excesso de fios e cabos
Uma paisagem urbana cada vez mais poluída pelo excesso de fios e cabos

Flávia Namen
A ampliação do acesso às novas tecnologias e aos serviços de comunicação vem sendo acompanhada pela poluição visual provocada pelo excesso de fios e cabos soltos, embolados e instalados de qualquer maneira nos postes de Nova Friburgo. Foi-se o tempo em que se podia olhar para o alto e contemplar as montanhas que cercam a cidade sem se deparar com tanta fiação. Alvo de constantes reclamações da comunidade, o problema já foi abordado em algumas matérias publicadas por A VOZ DA SERRA, mas fica pior a cada ano que passa. Além de enfear a paisagem urbana, representa um risco à comunidade e demonstra o descaso das prestadoras de serviço com o bem público. 
Acostumada a registrar as belezas naturais e arquitetônicas do município, a fotógrafa Regina Lo Bianco também tem um olhar atento para as mazelas da cidade. Inconformada com tanta poluição visual ao seu redor, ela decidiu realizar um ensaio especial evidenciando o mau aspecto provocado pelo excesso de instalações mal feitas. Além de um importante registro do município na atualidade, o trabalho serve de alerta para a necessidade de maior rigor na fiscalização das instalações feitas pelas prestadoras de serviço nos postes da cidade. Sem contar que mostra a importância da criação de um projeto para implantação de cabeamento subterrâneo em alguns pontos do município, como na Avenida Alberto Braune, que chegou a ser anunciado pela Prefeitura em 2010, mas nunca saiu do papel.  
Vale destacar que, além do aspecto visual, a fiação subterrânea representa mais segurança para o cidadão. Isso porque os acidentes com postes de rua costumam ser frequentes e podem provocar graves consequências. Os serviços de telecomunicações e fornecimento de energia também ficariam melhores por estarem protegidos dos ventos, chuvas e quedas de árvores.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade