Henrique Amorim
A Praça Dermeval Barbosa Moreira é considerada por muitos friburguenses como a central de eventos da cidade. É ali que são realizadas inúmeras feiras, mostras, ações sociais e festas, embora estas não agradem muito aos moradores vizinhos por conta do barulho. É para a praça que homenageia o saudoso médico que também costumam convergir os visitantes que chegam à cidade ávidos por nossas atrações e ali costumam ser recepcionados no Centro de Turismo. A "Praça da Matriz”, como também é conhecida, passou por reforma há dez anos e agora a Prefeitura pretende revitalizar todo o espaço que já carece de inúmeras melhorias. O chafariz junto ao Centro de Turismo, por exemplo, está sem funcionar devido a avarias nas bombas, as estátuas em mármore de Carrara das quatro estações do ano estão danificadas e pichadas — uma delas, a do verão, inclusive, teve a cabeça furtada — e o piso de concreto está irregular, com buracos que colocam os pedestres em risco.
Segundo o chefe do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) da Prefeitura, Edson Lisboa, a revitalização da praça está incluída num pacote de obras com apelo turístico para 2014 que deverão ser custeadas com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) do Ministério do Turismo. Ainda segundo Edson Lisboa, a intenção é revitalizar totalmente a praça dotando-a de novo piso de concreto na área central, que permanecerá destinada a eventos de pequeno porte, ampliação do chafariz, que passará a formar um projeto arquitetônico circundando o Centro de Turismo, e a instalação de quiosques para comercialização dos produtos "made in Nova Friburgo”, como as flores, cachaças artesanais, mel, e tantas outras iguarias que seduzem os turistas e os moradores também. A estátua do patrono da praça, Dermeval Barbosa Moreira, é claro, será mantida.
É intenção da Prefeitura também incrementar os jardins com flores, reformar o calçamento nivelando-o para evitar a formação de poças d’água em dias chuvosos e a restauração completa das estátuas das quatro estações que continuarão compondo o projeto arquitetônico da praça. Festas de grande porte, segundo Edson Lisboa, deverão ser proibidas no local. Estão passarão a ser realizadas na Praça do Suspiro. O aposentado Mário Franco de Alencar, 68 anos, costuma frequentar quase diariamente a Praça Dermeval Barbosa Moreira e ficou entusiasmado ao saber pela equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA da possibilidade de reforma da praça. Ele sugere que a Prefeitura substitua os bancos de concreto por outros de madeira, mais confortáveis e também que o piso seja nivelado. "Quando chove formam-se muitas poças aqui e o piso de concreto perto do Centro de Turismo é muito liso. Outro dia quase caí ao caminhar aqui”, disse.
Embora tenha sido reformada em 2003, a Praça Dermeval está intimamente ligada ao cotidiano
dos friburguenses. O espaço deve passar por novas obras ano que vem com recursos do Prodetur
As estátuas das quatro estações estão danificadas. A do verão teve até a cabeça removida para reforma
O chafariz da Praça Dermeval já não funciona há pelo menos dois anos devido a avarias nas bombas.
A intenção é aumentá-lo, compondo um novo projeto arquitetônico da praça
O jardim ganhará destaque com espécies de flores cultivadas em Nova Friburgo
O piso de concreto, além de desnivelado, apresenta muitos buracos, representando risco para os pedestres
Deixe o seu comentário