Uma manhã de engarrafamentos no trânsito de Nova Friburgo

Retenção sentido Conselheiro Paulino–Centro ocasionada por caminhão quebrado durou mais de quatro horas
quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
O trânsito na Avenida Rui Barbosa às 10h da manhã (Foto: Alerrandre Barros)
O trânsito na Avenida Rui Barbosa às 10h da manhã (Foto: Alerrandre Barros)

Um caminhão quebrado na Avenida Rui Barbosa, em frente ao Ministério Público, ocasionou inúmeros transtornos aos demais motoristas e gerou um enorme congestionamento (foto) ontem, 15, de manhã. Quem se dirigia do distrito de Conselheiro Paulino e demais localidades da região norte do município para o centro da cidade teve que ter muita paciência. A retenção teve reflexos na Avenida Roberto Silveira, em Duas Pedras, e no início das rodovias RJ-130 (Nova Friburgo -Teresópolis) e RJ-150 (Nova Friburgo-São José do Ribeirão). Com pressa para chegar ao trabalho, muitos usuários dos ônibus deixaram os coletivos e seguiram a pé até o centro da cidade.

Na RJ-150, alguns motoristas optaram por fazer manobras arriscadas na pista, retornando em sentido contrário, e acessaram o Centro passando pelos bairros Nova Suíça e Braunes. De acordo com o subsecretário de Ordem e Mobilidade Urbana, Carlos Alberto Bayer, o caminhão baú apresentou defeito por volta das 6h. Às 10h30 o veículo ainda permanecia no mesmo local.

Alguns ônibus chegaram a alterar a rota para tentar driblar o congestionamento. Quem dependeu do transporte coletivo precisou ter paciência redobrada. “Saí de casa, nas Furnas, às 8h e fiquei mais de 50 minutos no ponto. Os ônibus demoraram para chegar ao Centro e com isso o retorno aos bairros ficou descontrolado. Ao todo, foram duas horas para chegar ao trabalho”, reclamou a assistente administrativa Fernanda Abreu, de 25 anos.

Por volta das 10h50, o trânsito na Avenida Rui Barbosa começou a ser liberado. Ainda segundo Carlos Alberto, agentes estavam na esquina da avenida com a Rua Padre Yabar, em frente ao Colégio Anchieta, para auxiliar os motoristas e tentar amenizar a situação.

“Bem que poderiam ter adotado a mão dupla emergencial na Rua General Osório utilizando cones para dividir a pista. Não é possível termos que enfrentar um congestionamento tão grande por causa de um veículo que quebrou”, observou o mecânico José Menezes.

O congestionamento de ontem de manhã evidenciou um problema crônico do trânsito friburguense. Com uma topografia acidentada, o município não dispõe de espaços para abertura de novas vias alternativas e a maioria do fluxo de veículos que converge da região norte para o Centro e região sul, quase que obrigatoriamente tem que passar pelo eixo rodoviário que dispõe de somente duas faixas de rolamento.

A Smomu tem buscado algumas alternativas para tentar reduzir a quantidade de veículos em parte do Centro, principalmente nos horários de pico. A mais nova é a adoção de parte de uma das faixas de rolamento da Avenida Euterpe Friburguense em mão invertida para absorver o fluxo oriundo da RJ-150. Com isso, os motoristas poderão acessar a Praça Getúlio Vargas e a Avenida Alberto Braune seguindo pela Vilage e as ruas Carlos Éboli e Augusto Spinelli. A medida deve entrar em vigor na próxima segunda-feira, 19.    

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade