Henrique Amorim
O Grupo Arte, Movimento e Ação (Gama) promove neste sábado, 29, às 11h, na Galeria União (Praça Getúlio Vargas 105), solenidade de inauguração de uma placa em homenagem ao saudoso médico Dermeval Barbosa Moreira, que por muitos anos manteve consultório naquele local, onde atendeu a milhares de friburguenses — a maioria, de graça. Para o fundador do Gama e idealizador da homenagem, Júlio César Seabra Cavalcanti, o Jaburu, "Nova Friburgo deve muito ao doutor Dermeval e a placa sintetiza o carinho e o reconhecimento da comunidade pelos seus incansáveis préstimos.”
Aos 18 anos, Dermeval deixou sua terra natal rumo a Leopoldina-MG, onde fez o curso de farmácia. Em seguida formou-se em medicina e 16 anos depois retornou à Nova Friburgo para exercer a profissão e assim foi por pelo menos quatro décadas. Seu desafio inicial foi combater uma epidemia de tifo na cidade, que rendia filas em seu consultório com cerca de 150 pacientes.
Homem de alma nobre e espírito elevado, Dermeval foi também muito admirado por conta dos atendimentos a pacientes em domicílio sem se importar com a hora. Era comum o doutor Dermeval tirar o pijama de madrugada e deslocar-se até a casa de quem sentia-se mal e clamava por seu atendimento médico numa época em que não havia hospitais de emergência. Quando os pacientes não tinham condições financeiras, Dermeval ainda comprava remédios para eles.
Não foi por acaso que o médico foi o responsável pela construção de um hospital para tratamento da tuberculose no Parque da Cascata — e, devido ao seu prestígio popular, influenciava os destinos políticos do município. Sua morte atraiu uma multidão ao Hospital São Lucas, ainda no Paissandu, e provocou uma verdadeira comoção social. Atualmente, Dermeval dá nome a um dos principais espaços públicos do centro de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário