Por incrível que pareça, Nova Friburgo ainda não tem uma árvore que a represente. Este município parque-paraíso ecológico tem somente uma pedra como símbolo. Por muito original que seja, o Cão Sentado é uma rocha apenas. Um parque-paraíso é, como o próprio nome diz, um lugar de árvores. De fato, necessitamos também de uma árvore (além da grande pedra famosa) para representar esta cidade. Além do mais, ela é fundamental para vir a selar o compromisso definitivo com a vocação ecológica do município. Afinal, após um ano da tragédia, nada melhor para marcar o começo de uma nova etapa de sua história, neste período de reconstrução. Devemos ser, além de capital da moda íntima, também uma capital da ecologia. A Nova Friburgo profunda é ecológica, como todos sabemos. Esta é, realmente, a nossa verdadeira identidade.
Entre as árvores importantes da cidade, destacam-se os eucaliptos seculares da Praça Getúlio Vargas. Grandes, altos e belos, eles foram tombados pelo seu valor histórico. A Gingko Biloba e outras árvores raras, do Jardim do Glaziou, no Nova Friburgo Country Clube, a árvore exótica do Hotel Bucsky e as do Colégio Anchieta, também merecem menção. Há muitos cedros e outras espécies, no Parque Estadual dos Três Picos. Uma jabuticabeira, conhecida como árvore de eventos, do Além do Jardim, é digna de referência. Sob os seus galhos, em Mury, à beira da RJ-116, Gregório, ex-secretário municipal Pró-Leitura, com Victor e Juan do bistrô, tem contado histórias, recebido escritores para contá-las e lançar seus livros, poetas tem lido seus poemas, etc. No entanto, a árvore que melhor representa o melhor de Nova Friburgo não é nenhuma delas. De fato, ela não nada de extraordinário, a não ser sua posição geográfico-urbana excepcional. Afinal, ela está exatamente no meio da rua. Mais precisamente, no centro da Praça Blaudt ou do Estrela, no final da Rua Rodrigues Alves, a principal de São Pedro da Serra, o distrito com maior desenvolvimento turístico no presente.
Esta grande figueira não foi cortada, como de costume nesses casos e, sim, preservada, tendo sido mantida no local onde nasceu. Uma sobrevivente ao crescimento do povoado, ela chama a atenção dos que chegam e passam por ali. É justamente isso o que a distingue, destaca e recomenda para ser a melhor representante da cidade. A sua existência mesma é uma mensagem viva de respeito à natureza. Afinal, ela mora no próprio centro daquela praça, entre paralelepípedos, apesar dos carros e ônibus, obrigados a dar volta em torno dela.
A originalidade e valor especial desta árvore estão aí, na situação em que se encontra. Por esse motivo, ela é o maior e melhor exemplo, pelo seu caráter simbólico, de preservação da flora, defesa das árvores-símbolo deste município-parque paraíso ecológico.
Ao ser oficializada como árvore-símbolo, estará provado que os friburguenses são, de fato, um povo ambientalmente educado, ecologicamente culto, turisticamente informado, moralmente belo e espiritualmente elevado. Um município de ecocidadãos, com alta consciência ambiental.
Ela deve ser tombada e transformada em patrimônio natural do município e, também, ponto ecoturístico, para que muitos vão visitá-la onde mora, o mais rápido possível. A sua história, valor e importância devem ser conhecidos por todos, pois ela representa, também, o melhor das ações ambientais da comunidade e do governo. Mais do que uma árvore, ela deve ser vista como um monumento vivo de respeito à natureza. Será a confirmação definitiva de que Nova Friburgo é, realmente, um parque-paraíso, ou seja, terra de árvore, onde elas são preservadas e respeitadas.
Depois de um ano de catástrofe, vale lembrar que muitas árvores morreram, derrubadas e arrastadas, pelas tempestades e enchentes nessa época. No dia em que for tombada, deve ser realizado um grande evento de arborização de qualidade, com o plantio de mudas nos bairros e distritos. Será, também, uma homenagem póstuma às que desapareceram. Certamente, o prefeito, secretários municipais e vereadores apoiarão a árvore-símbolo. Ela chegou na hora, nesse período de reconstrução. Ela deve marcar o começo de uma etapa de renovação e crescimento.
Deixe o seu comentário