Um som alternativo e pra lá de relaxante

Bruno Oliveira lança seu primeiro disco, com músicas que enfocam a natureza da Região Serrana. Trabalho começa a atrair interessados de diversas partes do mundo
sexta-feira, 11 de março de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Um som alternativo e pra lá de relaxante
Um som alternativo e pra lá de relaxante

Leonardo Lima

Intitulado “Subjetos Sonoros”, o primeiro trabalho musical do artista e produtor Bruno Oliveira pode ser definido como a síntese de suas impressões sobre o ambiente de criação na serra. “Esse trabalho foi uma necessidade pessoal que eu tinha de mostrar minha forma de ver as coisas, mas sem o uso de palavras, apenas através de sons e sensações. É muito importante quando as pessoas param para sentir as coisas”, afirma Bruno, explicando que o disco é também uma crítica ao excesso de palavras, que muitas vezes nem precisariam ser ditas. Sua produção mescla técnicas de sound design com abstrações artísticas, batidas eletrônicas, camas de synths virtuais, bases e solos de violão. Tudo isso sem voz, ou melhor, sem letra.

As oito canções que compõem o disco foram produzidas em seu homestudio, num trabalho independente que teve cem cópias de tiragem inicial e contou com patrocínio da Padaria Superpão e do Restaurante Massas da Serra. Para divulgá-lo, Bruno revela que vem utilizando as redes sociais. “Fiz o lançamento oficial do CD no site www.myspace.com/subjetos. Todas as músicas podem ser ouvidas por lá. Também tenho feito a publicidade através do Facebook, do Orkut, e do Twitter” diz. No Myspace, por exemplo, as músicas já foram ouvidas em 39 países. “Desde outubro houve mais de 3.600 exibições do perfil do disco. Já tenho mais de mil fãs espalhados pelo mundo”, orgulha-se o artista.

Apaixonado pela arte desde a infância, Bruno já fez cursos de desenho e pintura, além de ter se formado no curso superior de tecnologia de gravação e produção fonográfica, na Universidade Estácio de Sá. Todo esse conhecimento foi imprescindível na criação de seu site - www.artefa.com.br. “A Artefá é uma produtora audiovisual, fundada por mim, em 2006, onde realizo produções independentes fonográficas e cinematográficas”, define Bruno.

No site ele expõe sua inspiração, seja através de imagens, pinturas, músicas ou filmagens. “É empolgante o universo de possibilidades que surge neste momento. Estamos apenas no começo da era digital. Acho sensacional e inspirador as pessoas que usam a criatividade para aproveitar as oportunidades da internet. Convido todos para conhecerem e acompanharem o trabalho desenvolvido pela Artefá”, comenta o artista.

O disco “Subjetos Sonoros” está à venda no site de sua produtora, no Massas da Serra, no Centro, e na loja de música Rádio Vitrola, em Lumiar, a R$ 15. “Estamos no início de algo muito legal na região. A cidade vive um momento de reconstrução. Esse trabalho é diferente, inovador, não copiei ninguém. Busquei inserir nele o conceito artístico, de algo que valoriza os valores culturais de consciência, equilíbrio, paz e ordem”, conta Bruno, garantindo que sua meta é produzir um disco por ano. “Quero começar uma sequência de trabalho e sempre utilizar elementos da região e até mesmo de outras cidades”, projeta.

Para quem quer se desligar do corre-corre do cotidiano, nada melhor que dar uma relaxada ao som experimental e tranquilizador das canções de Bruno Oliveira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade