Um novo olhar sobre uma Nova Friburgo

segunda-feira, 18 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Um novo olhar sobre uma Nova Friburgo
Um novo olhar sobre uma Nova Friburgo

Uma retina privilegiada, com facilidade para produzir belas imagens com um simples enquadramento. Assim pode ser definido o trabalho de Osmar Castro, que expõe no Corredor da Leitura, de segunda a sexta, a partir das 19h, na Biblioteca Municipal. Especialista em tecnologia digital de recuperação fotográfica, ele é íntimo do grande público. Ao longo de 15 anos trabalhou com recuperação e catalogação de fotos e documentos antigos de Nova Friburgo. As imagens captadas pelas lentes do artista guiam o espectador por uma desconhecida e inovadora paisagem friburguense, proporcionando um novo olhar uma nova percepção da cidade.

Agora Osmar repete seu caminho de forma inversa. Se antes ele juntava fotos antigas da cidade, agora fragmenta imagens do cotidiano friburguense. Ao ver o trabalho do artista, é comum o observador perceber que, além da beleza das formas obtidas, as imagens são transformadas em pequenos mosaicos. Em um simples miolo de uma flor, por exemplo, ele induz o espectador a ver também bonecas bailarinas.

Segundo o secretário municipal de Pró-Leitura, Álvaro Ottoni, o Corredor da Leitura nasce com a intenção de ampliar a oportunidade de acesso à biblioteca, proporcionando a um maior número de pessoas a leitura do mundo e de si próprio, aflorando sentimentos, aglutinando cidadãos em torno de um mesmo foco e gerando troca de ideias em um ambiente de livros. De acordo com ele, ao longo deste projeto da Pró-Leitura, algumas exposições terão ainda desdobramentos, como oficinas para os mais diversos públicos. LIVRE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade