Leonardo Lima
Se há um mercado em constante expansão no país—inclusive em Nova Friburgo—é o de pet shops. Foi-se o tempo em que as pessoas cuidavam de seus animais de estimação de qualquer forma. Hoje muitos são criados como verdadeiros membros da família. Além da alimentação à base de rações específicas para cada espécie, gozam de todo o conforto inimaginável em outras épocas. Brinquedos, roupas e acessórios para os animais são atrações à parte nestas lojas. Atualmente, existem até mesmo linhas de frio, verão e de festas para cães e gatos.
Há um ano e meio Raphael Barreto é vendedor em uma pet shop da cidade. Ele diz que o principal objetivo do estabelecimento é oferecer aos clientes todos os produtos necessários para cuidados e manutenção dos seus animais de estimação. “Nós conseguimos também animais que não estão à mostra. Caso uma pessoa procure uma raça de cachorro que não tem aqui, nós vamos até os criadores. Mesmo se eles não tiverem o cachorro procurado para vender, podem dar uma data de quando deverá nascer os filhotes”, explica.
Raphael revela que quando seu patrão abriu o negócio, em 2006, pretendia trabalhar com um ramo pelo qual sempre foi fascinado. Mesmo com os altos e baixos comuns a qualquer empreendimento, o carinho pelos bichos o desencorajou a desistir da empreitada. “Para trabalhar com pet shops tem que gostar mesmo. A concorrência é bem grande e o que procuramos fazer é oferecer à população o máximo de opções, além de novidades”, conta. E algumas dessas novidades estão no setor de aquarismo. “O nosso maior foco hoje é, sem dúvidas, o aquarismo. Recentemente fechamos com cinco novos fornecedores. Inclusive, estamos apostando nos aquários curvos, que são mais estéticos que os tradicionais, e nos aquários marinhos”, afirma.
Segundo Raphael, outra novidade são as camas aromáticas para cães e gatos, que também vêm sendo bastante procuradas. Para quem procura um animal com um custo de manutenção mais barato, ele indica os hamsters, que desde a última década fazem sucesso com a garotada. Além de não precisar de cuidados como banhos e vacinas, apenas uma gaiola confortável com comida de qualidade e água limpa são necessárias para que estes roedores vivam sem problemas. “Os hamsters ainda são muito procurados. O preço deles é bem mais em conta e também são animais interativos. Temos um kit hamster que sai por R$ 59,90 e vem também com ração e gaiola”, comenta Raphael.
Deixe o seu comentário