Um mergulho na técnica e na arte fotográfica

segunda-feira, 14 de setembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A fotografia surgiu de um fenômeno natural observado desde os primórdios da humanidade. Pode ter sido em um quarto, sala ou até mesmo numa caverna que foi descoberto o fenômeno da câmera escura, que também já foi chamada de câmera obscura, câmera lúcida e caixa mágica. É uma caixa bem fechada com um furinho através do qual a imagem que está fora é captada e refletida dentro da caixa de forma invertida e em tamanho menor. É um fenômeno da física ótica, tão mágico que encantou a humanidade levando artistas e cientistas a uma longa e obstinada busca pela fixação daquela imagem.

A caixa fotográfica já era usada no século XV por artistas como Leonardo da Vinci, que além de gênio era sortudo e observou o fenômeno por acaso através da janela de sua casa. Para corrigir a inversão da imagem os artistas utilizavam um espelho sobre o qual desenhavam. Até hoje as mais modernas câmeras fotográficas são caixas mágicas, bem fechadas, com um furinho, espelhos e outros componentes que foram sendo introduzidos até que as imagens chegassem ao nível de qualidade dos dias atuais. Desde 1888, quando o francês Nicéphore Niépce se consagrou como o autor da primeira fotografia, uma profusão de fotógrafos profissionais e amadores vem retratando pessoas, épocas e acontecimentos históricos.

Da fotografia surgiu o cinema, novas linguagens visuais e novas formas de expressão. O olhar fotográfico é visto hoje como instrumento de interpretação da nossa sociedade e de nós mesmos. É dentro desse universo de pesquisa e experimentação que vamos fazer um mergulho profundo na arte e na técnica da fotografia. No curso de Iniciação à Fotografia -Teoria e Prática os alunos têm aulas práticas e teóricas de história da fotografia, externas, laboratório em preto e branco, teoria da cor e aplicação desses conhecimentos para câmeras digitais. O objetivo é utilizar a técnica para o desenvolvimento do olhar fotográfico e a construção da própria linguagem.

O curso está sendo realizado no Nova Friburgo Country Clube (Casa da Criança Oficina de Arte Guignard), onde já existe um laboratório montado pelo arquiteto e grande amante da fotografia Cláudio Piragibe, que inclusive muito me incentivou nessa inciativa. E como gratidão nunca é demais, não posso deixar de agradecer à diretoria do clube, em especial ao arquiteto Rogério Kato, que responde pelo setor cultural, e ao presidente Francisco José Dagfal, pelo excepcional apoio para a realização do curso, que culmina, em dezembro com uma exposição das fotografias feitas pelos alunos. Quem estiver interessado desvendar os segredos da caixa mágica e aprender fotografia, as inscrições estão abertas!

Cecilia Rocha

Curso de Iniciação à

Fotografia –Teoria e Prática

Local: Nova Friburgo Country Clube

Informações: (22)2519-3129/ 9946-6617

ceciliarocha30@yahoo.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade