Um incentivo ao bom hábito da leitura em todas as idades

segunda-feira, 06 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Um incentivo ao bom hábito da leitura em todas as idades
Um incentivo ao bom hábito da leitura em todas as idades

O programa “Biblioteca Viva” implantado recentemente pela Secretaria Pró-Leitura provocou aumento médio de 42% na frequência de público para pesquisa, associação e empréstimo de livros na Biblioteca Pública Municipal. Com acervo ampliado e renovado devido a promoção de campanha sitemática por doação de livros, Nova Friburgo agora possui a segunda maior biblioteca pública do Estado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para a da capital. Em apenas seis meses o acervo da Biblioteca Municipal teve um salto gigantesco: de 26 mil para 83 mil exemplares.

O Secretário Pró-Leitura e Diretor das Bibliotecas Públicas, o escritor Álvaro Ottoni, atribui o sucesso do trabalho a proposta da Secretaria Pró Leitura em dar vida à biblioteca e a de levar o livro ao povo, democratizando o seu acesso.

“Uma biblioteca não pode ser nunca um mero depósito de livros. Ao contrário, ela tem que ter alma, tem que pulsar. Aqui oferecemos oficinas de contação de história e estamos capacitando todos os alunos do curso de professores do Instituto de Educação (Ienf)”, enumera Álvaro. Ele destaca ainda a formação de grupos jovens de contadores de histórias que logo se transformarão em multiplicadores e agentes de leitura com ações por todo o município, sem contar as palestras e cursos diversos, como recentemente o de “Elaboração de Projetos Culturais”, todos gratuitos para os participantes, como também sem ônus para o município. “Nossos palestrantes, até então, tem sido voluntários ou do próprio corpo da secretaria. Trouxemos a Cristina Sachetto, do Rio de Janeiro, expert em projetos culturais, por exemplo , na base do amor”, complementou o secretário Pró Leitura.

Álvaro Ottoni também atribui a ações de rua, ao apoio da Prefeitura, das demais secretarias, e da mídia, bem como a uma postura de trabalho baseada na entrega, no afeto, o aumento significativo de usuários da Biblioteca Municipal. “Estamos nas ruas com frequência desenvolvendo uma série de ações de incentivo à leitura, distribuindo livros, contando histórias com arte, com competência, com contadores consagrados e experientes, sensibilizando paulatinamente a comunidade para a leitura”, complementou Álvaro.

A Biblioteca Municipal divulgou ainda sugestões de leituras baseadas em pesquisas sobre os títulos mais procurados para empréstimo pelos usuários das diferentes faixas etárias no mês passado. Confira: “ Vasos Sagrados”, de Maria Ignes do Espírito Santo; “ Ninguém é de Ninguém”, de Zíbia Gasparetto; “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos;  “Marley e Eu”, de  John Grogan; “ Quase Memória”, de Carlos Heitor Cony; “O Quinze”, de Rachel de Queiroz;  “Diários de um Vampiro; reunião sombria, de L. J. Smith e demais obras de autores consagrados como Sidney Scheldon, Stephen King e Jonh Grisham. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade