Quem encontra Jorge Comba não faz ideia do que ele é capaz. Homem simples, mecânico, dá o braço para cumprimentar, pois a mão está sempre com graxa. Ele define o seu galpão, na Rua Francisco Luiz Fernandes 182, Conselheiro Paulino, como uma indústria mecânica. Trata-se da RC Tec (www.rc-tec. blogspot.com) que tem as soluções para transformar em realidade uma ideia ou um projeto. Comba cursou ajustagem no Senai, trabalhou como empregado antes de ter sua indústria mecânica, tocou saxofone na banda Campesina Friburguense e já foi rotulado de gênio, mas busca as soluções na simplicidade.
O carro-chefe da RC-Tec são as máquinas de pultrusão, que fazem pultrudado, termos restritos ao pessoal que lida com mecânica. O pultrudado é um material que pesa um quarto do aço e tem a mesma resistência do ferro, com a vantagem de não enferrujar. É muito usado nas plataformas de petróleo. Jorge Comba não tem desse tipo de máquina – a Putrultec - em sua indústria, ele a produz e vende. São dez empresas em todo o Brasil que vendem toda a produção de pultrudado para a Petrobras. Por isso o produto nem precisa ser divulgado. Já têm endereço certo.
Simplicidade acima de tudo
As máquinas e equipamentos criados por Jorge Comba não têm nenhum supérfluo. São simples (como ele) e por isso mesmo não dão problemas no futuro. Jorge, que já trabalhou com manutenção, sabe como é difícil esse trabalho. Por isso simplifica tudo.
A simplicidade dos equipamentos de Comba chega a tal ponto que um empresário que comprou uma das máquinas Pultrutec colou nela instruções em inglês e diz que a máquina é importada. E cobra pelo serviço feito em máquina importada. E alertou Comba que ele deveria fazer o mesmo, ao invés de dizer que era produto nacional e de Nova Friburgo.
Entre os projetos de Comba um mereceu atenção especial do campus regional da Uerj, da área de dutos da Petrobras. Trata de um tubo de pultrudado para substituir os dutos de petróleo. Tem não somente fios longitudinais, como também fios circundantes do tubo, que oferece mais resistência, mais indicado para pressão interna. Está patenteado por Comba, porém foi feita parceria RC-Tec e Laboratório de Aderência e Adesão da Uerj.
Mas há uma infinidade de outras patentes de Jorge Comba, que já fez máquinas para montagem de grades de grandes dimensões, de alimentar o rolo de tinta para que não seja preciso levá-lo ao tabuleiro toda hora, equipamento para frituras, entre outras criações. Há casos em que Comba faz uma máquina única, que não vai fazer para mais ninguém. Basta apresentar o projeto ou a ideia.
Jorge Comba também faz reparos em máquinas obsoletas e muitas vezes a aperfeiçoa, transformando-a numa máquina robótica, acoplando novos equipamentos como computador, modernizando-a. Ele mostra fotos de uma máquina que acabou desempregando muita gente. Faz o serviço de 25 homens. A Reduc, em Duque de Caxias, tinha uma lagoa de petróleo frio. Pressionada por órgãos ambientais, passou a acondicionar esse petróleo em barris. Depois de certo tempo esse material petrifica e para tirá-lo só metendo o machado no tambor para abri-lo. A máquina criada por Comba pega o barril, vira-o de cabeça para baixo em cima de um tubo de vapor, o óleo derrete, escoa e os barris que eram jogados fora agora são reaproveitados.
Fábrica de soluções
Jorge Comba tem mais seis pessoas em sua indústria. Houve época em que ele fabricou antena parabólica (somente a parábola) e chegou a empregar quase 20 pessoas. Suas antenas chegaram a todo o Brasil. Hoje ele define sua indústria como uma fábrica de soluções, que fabrica equipamentos especiais. Atende a todo mundo que tem um projeto ou uma ideia para colocar em prática, tonando-a realidade.
Jorge Comba não faz nada que já exista no mercado. Atendeu, há pouco tempo, um rapaz que tinha dificuldade em fazer ladeira ao dirigir. Ele tinha uma ideia que auxiliaria o motorista nesse momento. Comba acabou por aperfeiçoar a ideia do rapaz com um sistema parecido com a conhecida trava Carneiro. O que seria somente mecânico, como o rapaz pensara, tornou-se a óleo. E o rapaz aceitou, pois poderia ser acoplado a qualquer veículo. E Comba garante que passar uma ideia para a prática não custa caro. O valor pode ser conversado e facilitado.
Quando o prefeito Heródoto tinha o projeto do trem suspenso, Comba esteve come ele e sugeriu um metrô de superfície, mais em conta e cuja estrutura – fora o trem propriamente dito – poderia ser toda fornecida por indústrias friburguenses.
Ao longo do tempo, Jorge Comba acabou fazendo muita coisa para os outros e quase nada para si próprio. E como ninguém é de ferro, Jorge Comba também usa sua indústria mecânica para algumas brincadeiras. E assim acabou montando uma motocicleta baseada num motor Volkswagen. Tem até marcha a ré. E não cai, pois tem um sistema hidráulico que permite abaixar duas pequenas rodas laterais, para dar estabilidade, ao invés de pôr o pé no chão, devido ao peso da moto. O equipamento dá a partida igual a um carro e quando ganha velocidade recolhe as rodinhas. Num eventual engarrafamento usa o sistema hidráulico e vai andando devagar. É um Volkswagen de duas rodas.
E Jorge Comba ainda falou de outras criações suas, como uma centrífuga para tratamento de esgoto, uma máquina que tritura qualquer tipo de plástico para produção de uma madeira plástica para pisos, deck, cerca e outros. São tantas criações que uma conversa com ele dura um dia inteiro. O homem realmente é fera!
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