Um exército mirim que diz não às drogas

segunda-feira, 04 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Henrique Amorim

“A droga chega devagar, sempre através de uma pessoa simpática e quando a gente percebe já tomou conta causando muita destruição”. A afirmação é da aluna do 5º ano do ensino fundamental (antiga 4ª série) da Escola Municipal Décio Monteiro Soares, Evellyn Costa, de 12 anos. Ela teve sua redação sobre os males das drogas na juventude — e como fazer para livrar-se delas — selecionada quinta-feira, 30 de junho, na solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) desenvolvido pela Polícia Militar no primeiro semestre deste ano com 192 alunos das seis turmas de 5º ano da maior escola da rede pública municipal de ensino de Nova Friburgo com 1.010 alunos em três turnos. A entrega de medalhas aos autores dos melhores trabalhos e redação e certificados aconteceu no espaço de festas Soccer, na Praça Lafayette Bravo Filho, no distrito de Conselheiro Paulino.

Os alunos da Escola Décio Monteiro Soares participaram de dez encontros em sala de aula com o coordenador do Proerd em Nova Friburgo, o cabo Torres, do 11ºBPM, que orientou-os sobre os males das drogas, mas, principalmente, conscientizou-os sobre a importância da tomada certa de decisões após muita reflexão. “O Proerd vai às escolas trabalhar com os pré-adolescentes que estão na fase de formação da personalidade a importância de pensar, decidir e escolher aquilo que é o melhor para si e para quem vive ao seu redor”, destacou o policial, que só no primeiro semestre desse ano levou mensagens positivas e da necessidade de manter-se longe das drogas a quase 400 alunos de 12 turmas de 5º ano de três escolas públicas de Nova Friburgo.

O cabo Torres também se disse orgulhoso por após 14 anos na corporação encontrar jovens que aprenderam as lições do Proerd e que agradecem pela ajuda e os esclarecimentos recebidos que fizeram a diferença. Nos encontros, além das redações foram realizadas gincanas e trabalhos de pesquisa dos alunos sobre os males causados pelas drogas, não só pela maconha, cocaína, crack e outras, mas também pelas drogas lícitas como o cigarro e a bebida alcóolica, uma das principais motivadoras da violência doméstica.

Na formatura do Proerd, a diretora da Escola Décio Monteiro Soares, Lúcia Helena Lamblet e a adjunta Maria Celis Ceccon Thurller, lembraram aos alunos a necessidade de aplicar-se por toda a vida as mensagens do Proerd discutidas nos encontros com o cabo Torres que fez questão de fotografar-se com os formandos orgulhosos com seus certificados de conclusão, entre eles os alunos Leonardo Lucas e Gabriela Costa que também tiveram suas redações selecionadas.

A solenidade de formatura reuniu ainda professores do 5º ano da escola, Valéria, Joel, Telma, Daniele, Vitória e Fabrícia, orientadores pedagógicos, além do subtenente Pinto e do soldado Moraes, que representaram o comandante do 11ºBPM, tenente-coronel Marcelo Freimann e alguns alunos receberam presentes dos apoiadores da formatura, as papelarias Lubavas, Sonho Dourado, Globo Discos e Amil Esportes.

O que é o Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas surgiu no Brasil há 18 anos no Rio de Janeiro e atualmente já está presente nas escolas de todos os estados brasileiros. O Proerd promove encontros com estudantes pré-adolescentes de turmas do 5º ano com atividades de prevenção partindo-se do princípio que os estudantes participantes nunca tiveram qualquer contato com as drogas ilícitas.

O programa é baseado no modelo original criado nos Estados Unidos denominado “The Bare”. Com apoio do consulado americano no Brasil, o Proerd foi trazido para o Brasil com apoio da Polícia Militar e da Secretaria Estadual de Educação. O cabo Torres disse ainda que espera contar com o apoio dos pais dos alunos que “devem lapidar as pedras preciosas que tem em casa para que o futuro seja de alegria”. A diretora da Escola Décio Monteiro Soares, Lúcia Lamblet, emendou: “Resistir às drogas é agir com inteligência”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade