Um domingo de conscientização pelo meio ambiente

terça-feira, 07 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Um domingo de conscientização pelo meio ambiente
Um domingo de conscientização pelo meio ambiente

Henrique Amorim

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com diversas ONGs ambientais com atuação em Nova Friburgo não deixaram o Dia Mundial do Meio Ambiente (último domingo, 5) passar em branco e promoveram uma série de atividades na Praça Dermeval Barbosa Moreira, atraindo a curiosidade de moradores e turistas. No evento, todos foram convidados a refletir sobre a necessidade de preservação do ecossistema. Durante todo o domingo houve panfletagens, distribuições de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, recreação infantil, teatro, exibição de vídeos relacionados ao meio ambiente e ainda palestras com ambientalistas em estandes espalhados pela praça com direito até a um mural onde crianças e adultos expressaram o que pensam e o que pretendem fazer em prol do meio ambiente.

No estande do Parque Estadual dos Três Picos, crianças e adultos puderam experimentar a sensação de permanecerem presos por poucos minutos numa gaiola de madeira. A intenção foi alertar as pessoas sobre o drama causado aos animais silvestres capturados em caçadas. A instituição católica Cáritas Diocesana também marcou presença no evento com a exibição do documentário “Carta da Terra” e o anúncio da distribuição de geladeiras, fogões, móveis e eletrodomésticos para as vítimas da tragédia de janeiro cadastradas pela Cáritas que, naquela época, arrecadou cerca de 450 toneladas de donativos entre as igrejas católicas de Nova Friburgo e região.

Junto ao secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo De Vries, o prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto prestigiou o evento e destacou a importância da sociedade unir-se ao poder público e as ONGs ambientais na luta pela preservação da natureza. Participaram ainda do evento de valorização ambiental o movimento Florestar & Cia, o Centro de Educação Ambiental (CEA), Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA), Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e as ONGs Fundação Natureza e Instituto de Educação Sócio Ambiental (Ies Brasil).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade