Um dia de comemorações e atividades para a mulher

quarta-feira, 10 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Na última segunda-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, a Praça Dermeval Barbosa Moreira foi palco de vários serviços promovidos pelo Centro de Referência da Mulher (Crem). Barracas foram montadas para os mais diversos atendimentos. O evento contou com a presença de órgãos e instituições que colaboram para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar feminino, entre as quais, a Associação Teias da Serra, Amma, Centro de Referência e Combate à Homofobia Hanna Suzart, Academia Curves, Secretaria Municipal de Assistência Social e Fundação Municipal de Saúde.

Também participaram grupos de teatro e dança, da Apae e do distrito de Lumiar, que divertiram e atraíram o público. O ônibus da Biblioteca Móvel divulgou entre os presentes livros didáticos, incentivando o hábito da leitura para a formação cidadã, e uma equipe do Crem prestou informações sobre violência contra a mulher numa tenda montada no local.

Durante toda a tarde as mulheres foram beneficiadas com medição de pressão arterial, glicose e ainda puderam contar com atendimentos odontológico e ginecológico, entre outros serviços.

Cerca de duas mil pessoas se beneficiaram com o evento e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo feminino.

Ônibus da Saúde oferece serviços

exclusivos para mulheres

Exames preventivos do câncer ginecológico e pedidos de mamografia foram os mais procurados pela população feminina

No Dia Internacional da Mulher, a segunda-feira, 8, o ônibus do projeto Nova Friburgo Volta a Sorrir estacionou na praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente ao Centro de Turismo. Das 14h às 16h, mulheres de todas as idades receberam atendimento médico e assistencial prestado por funcionários do programa Estratégia de Saúde da Família, da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Além dos serviços comumente oferecidos a toda a população – como aferição da pressão arterial, aplicação de flúor e orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis – a unidade móvel disponibilizou exames preventivos do câncer do colo de útero e pedidos de mamografia, os mais procurados pelas mulheres que foram até a praça nesta segunda-feira, como Laura da Silva. Ela disse que aos 23 anos uma mamografia detectou um nódulo, e agora que completou 40 decidiu solicitar um novo exame.

Mas não foram apenas as mulheres que buscaram o serviço. Luiz Ferreira de Souza também estava na fila do ônibus para buscar uma solicitação de mamografia para a sua esposa, de 39 anos, que ainda não se submeteu ao exame. “Ela não pôde vir porque está trabalhando”, explicou o marido solidário.

Funcionário da Policlínica Sílvio Henrique Braune, Nilo Sérgio Dutra prestava esclarecimentos às pessoas que buscavam informações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST). Segundo ele, que trabalha nessa área há seis anos, as dúvidas mais frequentes se referem ao uso de preservativo e à forma de transmissão de algumas doenças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade