Um banco pela vida

terça-feira, 05 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Um banco pela vida
Um banco pela vida

Eunice Maria Nascimento do Amaral

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) realizou, no dia 21 de maio de 2012, solenidade no Palácio Tiradentes, cidade do Rio de Janeiro, para homenagear as mães doadoras de leite do Estado do Rio de Janeiro. O evento—que também comemorava a criação da Semana Estadual de Doação de Leite Materno—contou com a presença de algumas doadoras de Nova Friburgo, bem como das fundadoras e Diretoras do Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Nova Friburgo.

Como somente algumas mães doadoras puderam viajar a cidade do Rio de Janeiro, o Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade de Nova Friburgo promoveu, em sua sede, na última semana, um café da manha para homenagear todas as doadoras de nossa cidade.

Homenagem mais que merecida, uma vez que o sucesso do nosso Banco de Leite Humano se deve à participação da comunidade que, além de doar leite, também doa frascos de vidro utilizados na coleta.

Vale lembrar ainda que a instalação do banco de leite no município de Nova Friburgo, há dez anos, foi uma iniciativa das pediatras Eunice Amaral e Rosane Siqueira.

Após participarem de curso de capacitação no Instituto Fernandes Figueira/ Fiocruz—sede da Rede Nacional de Banco de Leite Humano—e com o apoio do governo municipal e da sociedade civil friburguense, as fundadoras do Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Nova Friburgo realizaram o sonho de oferecer leite materno pasteurizado aos bebês prematuros que, até aquele momento, recebiam leite de vaca (através de formulas modificadas) na falta de leite da própria mãe.

O leite materno é um alimento completo, que contém todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento de recém-nascidos, protegendo-os contra infecções, em especial problemas gastrointestinais e respiratórios, contra alergias e diabetes, além de aumentar a imunidade do bebê. Isto, sem contar com o laço afetivo desenvolvido entre a mãe e seu filho—que diminui a violência, estimula o desenvolvimento intelectual do neném.

O banco de leite humano vem cumprindo seu papel dentro desta filosofia de proteção, promoção e incentivo à amamentação, colaborando para a redução dos índices de mortalidade infantil no Estado do Rio de Janeiro e, particularmente, no município de Nova Friburgo, dando assistência à gestante durante o pré-natal e orientando às mães com dúvidas sobre a amamentação. Paralelamente, existe o projeto Mãe Canguru, que estimula o desenvolvimento do prematuro através do contato físico com a mãe.

Muito obrigado a todos que, com o objetivo altruísta de melhorar a qualidade de vida de nossos recém-nascidos, contribuem para o sucesso do Banco de Leite!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade