Um artista da gema!

Apaixonado por pedras preciosas e semipreciosas, artesão cria jóias exclusivas em Nova Friburgo
sexta-feira, 08 de agosto de 2008
por Jornal A Voz da Serra
Um artista da gema!
Um artista da gema!

A maior inspiração do artesão – como ele gosta de ser identificado – Helder Ramon são as gemas. A partir da imagem das esmeraldas, das turquesas, das opalas, das safiras, dos topázios, dos rubis e centenas de outras preciosas e semipreciosas, translúcidas ou opacas, de origem mineral ou vegetal, Helder cria jóias únicas.

O trabalho do artista é totalmente artesanal e cada peça é feita de maneira exclusiva e sem repetição do design. Ele trabalha no Rio e em Nova Friburgo – onde tem seu ateliê, no distrito de Mury. “O que penso no processo de criação de cada peça é enaltecer a gema, fazer com que ela brilhe e se destaque ao ser usada”, afirma ele, confessando uma paixão pelas pedras – como normalmente as gemas são chamadas de maneira geral.

Helder Ramon é autodidata e sua história de amor com as gemas começou quando ele ainda era um menino. Com 9 anos seus olhos brilharam diante de um anel de ágata de uma tia. “Aquele anel despertou minha curiosidade, porque fiquei surpreso que algo tão bonito era natural”, conta ele. Foi nessa época que Helder começou a colecionar gemas – acervo que hoje já ultrapassa três centenas.

São as pedras que compõem 99% das peças de Helder Ramon (além das pérolas, corais e âmbares), mas o artesão também produz jóias abstratas e clássicos como cartier. A maioria das gemas é brasileira, que ele compra em suas viagens pelo país. Mas as gemas com origem de outros países e algumas raras também são trabalhadas pelo artista. “O meu objetivo é resgatar a utilização das gemas em jóias, o que associa a raridade à beleza, como era feito nas civilizações pré-colombianas – incas, maias e astecas, por exemplo”, diz Helder Ramon.

A beleza refletida nas jóias criadas por ele tem feito sucesso em sua loja, situada em Mury, onde trabalha também por encomenda. Recentemente Helder retornou de uma viagem em busca de novas gemas para recomeçar seu processo de inspiração e criação. São elas que dizem ao artista que peça vai surgir a partir de uma cor, brilho ou estética particular. Luzes cintilantes que refletem nos olhos de quem observa a jóia pronta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade