Alimentos coloridos: a melhor opção para uma vida saudável
Que os alimentos coloridos são mais bonitos é indiscutível. Mas não é só por beleza que eles saem na frente. Cada cor representa uma propriedade, uma vitamina e uma proteção ao nosso corpo. Manter o cardápio colorido é a orientação da maioria dos nutricionistas. Quanto mais cor houver no prato, mais tipos de substâncias que ajudam a combater os radicais livres vão ser ingeridas, pois cada alimento nos dá um tipo diferente de antioxidante.
Talvez a fórmula mágica para o emagrecimento esteja na variedade dos alimentos coloridos ingeridos, pois a dieta colorida, além de ser ótima para saúde, diferentemente das dietas que costumam circular no boca a boca, não restringe nenhum grupo de alimentos e não possui contra-indicações.
Aderir à dieta é muito fácil. Os alimentos são divididos em seis grupos, ou seis cores, que denunciam os nutrientes predominantes de cada um. Estes alimentos são, então, introduzidos na alimentação, ou seja, você continua comendo fontes de carboidratos e proteínas, mas passa a comer, também, mais frutas e verduras.
A seguir alguns alimentos coloridos que podem começar a fazer parte dos seus pratos diários. O equilíbrio na alimentação é a melhor forma de viver uma vida saudável.
Roxo: amora, batata-roxa, azeitona preta, beterraba, berinjela, jabuticaba, repolho roxo, uva roxa e alcachofra. Os alimentos roxos contém niacina (vitaminas do complexo B), minerais, potássio e também vitamina C. Mantém a saúde da pele, rins, nervos e aparelhos digestivos, e ainda previne doenças cardíacas. Por isso tudo, os alimentos roxos ajudam a retardar o envelhecimento.
Vermelho: acerola, cereja, maçã, melancia, morango, pimenta, pimentão vermelho, rabanete, tomate e uva vermelha. Todos os alimentos são bons para o coração e para memória, previnem o câncer e fazem bem aos olhos e pele.
Branco: aipim, alho, banana, cebola, couve-flor, pera, inhame, pinha e nabo. Encontramos nesses alimentos vitaminas B, que atuam nas proteções das células. Eles auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulo na circulação.
Verde: alface, brócolis, couve, chuchu, ervilha, kiwi, limão, pepino, pimentão, repolho, salsa e vagem. São extremamente ricos em cálcio, fósforo e ferro. Colaboram na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental e fortalecem ossos e dentes.
Laranja: abacaxi, abóbora, batata-doce, caju, caqui, cenoura, laranja, mamão, manga, maracujá, pêssego e tangerina. Ricos em vitamina C, que é um antioxidante fundamental para proteção das células. Com eles a saúde do coração melhora.
Deixe o seu comentário