Um aliado e tanto para a memória

sexta-feira, 15 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Parceria friburguense

Devido aos acontecimentos e a euforia provocada pelas eleições de outubro, achamos conveniente adiar uma boa notícia até a data de hoje. Segue, portanto, com o devido entusiasmo a matéria:

Nosso aliado desde o início dessa tarefa – um tanto maluca – de digitalizar o Arquivo Pró-Memória da Fundação D. João VI de Nova Friburgo, a Pedrinco, Pedreiras e Indústria de Concreto, através do empresário Joilson Wermelinger, comparece, pessoalmente, à sede da Usina Cultural, que abriga o arquivo e o laboratório de digitalização, levando o equipamento que se vê na foto, um scanner pra lá de especial, adquirido pela empresa friburguense e doado para Fundação D. João VI de Nova Friburgo. Assim, para a felicidade de nossa equipe, essa tarefa – um tanto maluca – vai aos poucos se tornando viável.

Com o novo equipamento, o processo de digitalização será acelerado, pois permitirá capturar jornais em estado crítico, cujo enfraquecimento da impressão não permite a digitalização por processo fotográfico. Da mesma forma, os manuscritos avulsos e as centenas de encadernados que sofrem do mal de velhice extrema.

Sendo assim, o auxílio prestado pela Pedrinco chega em hora oportuna, capacitando ainda mais o laboratório de digitalização da fundação. Em nome de toda população friburguense, e das muitas gerações que ainda estão por vir, o nosso muito obrigado à família Wermerlinger. Que outros sigam esse exemplo, pois o desafio como se sabe é grande, e estamos longe de terminar.

Nos próximos dias, estaremos disponibilizando no portal de acesso ao acervo – www.djoaovi.com.br – uma nova remessa de jornais, desta vez, pequenos periódicos, poucos conhecidos, um destaque, portanto. São eles: O Álbum, A Cigarra, O Beija-Flor, O Clarim, O Ferrão, O Lumiarense, O Lyrio, O Reflexo , O Pharol e, ainda, O Suspiro, periódico manuscrito e produzido a partir de método similar ao do mimeógrafo. Outra atração são os anuários do Colégio Anchieta nos anos de 1955, 1957, 1958, 1959 e 1962, além de exemplares do jornal Aurora Estudantil, elaborado pelos alunos do Colégio Anchieta, no início do século XX. Por último, fazendo parte dessa nova remessa de atualizações, os primeiros exemplares do jornal O Friburguense, publicados nos anos de 1890, 1891, 1892 e 1893.

Assim, ainda que as dificuldades sejam muitas, continuamos nosso trabalho – tarefa um tanto maluca – de digitalizar e fazer permanecer o que o tempo teima em apagar. Trabalho esse que será acelerado a partir de agora com a chegada do novo equipamento. Novamente, nosso agradecimento ao Grupo Empresarial Wermelinger.

Aguardem para conferir e até a próxima.

Nelson A. Bohrer (Guguti)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade