A Praça Dermeval Barbosa Moreira recebeu esta semana a “carreta-cinema” do projeto Ultragaz Cultural, que exibiu filmes gratuitos para crianças e jovens menos favorecidos e à comunidade. As sessões movimentaram a praça nas últimas terça e quartas-feiras, proporcionando o contato do público mais carente com a arte e a cultura, conforme propõe o projeto, que já percorreu 22 cidades de 17 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Com 87 lugares, o cinema móvel do Ultragaz Cultural recebeu alunos de várias escolas públicas da cidade e crianças assistidas pela Apae. A garotada se divertiu assistindo a filmes como “O gato de botas”, “Lorax” e “A viagem”. Tudo com direito a tapete vermelho, pipoca e refrigerante. As sessões das 18h foram abertas à comunidade, oferecendo cultura e entretenimento gratuitos aos friburguenses.
“Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Cultura em 2009, revelou que cerca de 90% dos municípios brasileiros não possuem salas de cinema. Além disso, essa opção continua cada vez mais cara no país, o que afasta vários brasileiros da sétima arte. Com o projeto, tentamos amenizar a carência de muitas comunidades que dificilmente teriam condições de experimentar como é prazeroso ir ao cinema”, afirma Daniela Gentil, gerente de sustentabilidade da Ultragaz.
Os diferentes aspectos da iniciativa também foram ressaltados pela gerente. “Além de valorizar a inclusão social e a cidadania, essa iniciativa embute a preocupação ambiental. Durante o percurso, a Ultragaz doa às cooperativas de reciclagem de lixo os resíduos gerados com a carreta-cinema, como copos plásticos e garrafas PET. A compensação da emissão de CO₂ emitido pela locomoção da carreta e do gerador utilizado nas projeções também é realizada. Em Formosa do Oeste, no Paraná, foram plantadas, por exemplo, 522 árvores”, conclui.
Deixe o seu comentário